Empresas que incentivam o trabalho voluntário entre seus colaboradores colhem bons resultados

Ações de voluntariado não trazem benefícios somente para o público-alvo de seus atos, mas também geram resultados positivos para as empresas que incentivam seus colaboradores a participar destes programas. A Junior Achievement, maior ONG de empreendedorismo do mundo, sabe da importância destas ações, já que seu trabalho só é possível graças aos voluntários.

Segundo Cibele Lara, diretora executiva da Junior Achievement São Paulo, o trabalho voluntário pode trazer resultados positivos para o balanço da empresa e ainda criar um ambiente corporativo mais agradável e frutífero. “As ações de voluntariado beneficiam não só quem as recebe, mas quem as praticam também. Colaboradores felizes com si mesmos ajudam a criar um ambiente de trabalho melhor e mais agradável que, por consequência, gera resultados mais efetivos para a empresa como um todo”, explica.

Dados do CBVE – Comitê Brasileiro de Voluntariado Empresarial apontam que 62% das companhias com projetos de voluntariado são empresas privadas nacionais; 19% multinacionais; e 2% estatais. Em 2012, por exemplo, 50,55% das empresas com este tipo de projeto no Brasil eram de grande porte. Tais companhias têm investimentos anuais em voluntariado corporativo que variam de R$ 10 mil a R$ 500 mil.

O CBVE divulga dados que mostram que, em 2012, quase R$ 11 milhões foram investidos em iniciativas de voluntariado que beneficiaram 428.314 pessoas em 1.114 municípios. Do total de ações realizadas, 40% foram doações, seguidas de projetos estruturados de ações voluntárias, com 30%, e serviços diversos, com 20%.

“Por meio do nosso portal corporativo ‘Asas do Bem’, que tem como objetivo fomentar e valorizar a cultura deste tipo de ação, os colaboradores da Embraer com interesse em se voluntariar podem se cadastrar, trocar experiências e conhecer oportunidades de trabalho voluntário”, conta Mariana Luz, diretora superintendente do Instituto Embraer - parceiro da Junior Achievement São Paulo há 13 anos - e membro do conselho diretor da entidade. “Para a Empresa, que nada mais é do que o conjunto dos seus funcionários, o voluntariado é uma parte importante do engajamento nas comunidades em que está inserida - e permite aos empregados trabalharem mais satisfeitos e realizados consigo mesmos”, finaliza.

Sobre a Junior Achievement

A Junior Achievement é uma associação educativa, sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos, em 1919, com o objetivo de levar o empreendedorismo aos jovens, ainda na escola. Atualmente, o trabalho da Associação estende-se a mais de 120 países. No Brasil, a Junior Achievement atua nos 26 Estados e no Distrito Federal através da parceria com a iniciativa privada. Seus projetos já beneficiaram 3,3 milhões de crianças e jovens brasileiros. Para saber mais, acesse www.jasp.org.br