Iniciativa da BASF promove reflexão sobre desperdício de alimentos em famoso food park de São Paulo

Um dos maiores desafios da sociedade mundial é reduzir o desperdício de alimentos. Dentre as iniciativas para evitá-lo, a BASF, empresa química líder mundial, realiza nos dois primeiros finais de semana de dezembro (5 e 6, 12 e 13), no Marechal Food Park, em São Paulo, o projeto Zero Desperdício. A ação de conscientização sobre o tema criará uma competição entre os food trucks para o preparo de pratos com o menor descarte de alimentos possível. A convite da empresa, seis food trucks irão comercializar uma receita cada, utilizando partes de ingredientes que, geralmente, são desprezadas na culinária.

O objetivo é promover uma reflexão sobre a importância de reaproveitar alimentos em novas receitas, como talos de hortaliças e folhas ou sementes e cascas de frutas e legumes, que em alguns casos contêm nutrientes como vitamina C, carboidratos, proteínas e fibras em quantidades superiores às encontradas nas partes internas desses produtos.Considerando que a população mundial está caminhando para a marca de 9 bilhões de pessoas em 2050, a produção e distribuição de alimentos se torna um tema urgente a ser discutido. Hoje, problemas de desnutrição atingem pelo menos 17% das crianças menores de 5 anos nos países em desenvolvimento e, no outro extremo, a obesidade já atinge 10% da população mundial.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o desperdício de alimentos chega a 1,3 bilhão de toneladas por ano no mundo. Somente no Brasil, 26,3 milhões de toneladas vão para o lixo no mesmo período, o que seria suficiente para alimentar 13 milhões de pessoas.

Além disso, o descarte de resíduos orgânicos utilizará sacos plásticos produzidos com ecovio®, um polímero compostável desenvolvido pela BASF. O material será transformado em adubo pela natureza durante o processo de compostagem, realizado em parceria com a empresa VisaFértil. “Sempre buscamos soluções inovadoras que tornassem mais sustentável nossa relação com o planeta. Durante essa ação, orientaremos os visitantes a descartarem os resíduos orgânicos nessas lixeiras e faremos não apenas a coleta, mas também a compostagem“, explica Thaís Helena Alves, gerente de time de indústria de embalagens da BASF.

Para interagir com o público, a BASF convidará os visitantes a participarem de uma votação que irá escolher a melhor receita. O voto será feito por meio de tablets, disponibilizados por promotoras no local.

A agência responsável por desenvolver a ação é a Talent Marcel. As operações participantes da iniciativa terão comunicação da BASF, tanto no contêiner quanto nos cardápios, guardanapos, porta talheres, banners, entre outros.

Abaixo, a lista de food trucks participantes e respectivos pratos a serem comercializados:

Buraco Paulista

Buraco quente no pão com creme de queijo e alho poró, com crisps de raiz de alho poró (R$ 15,00)

Batatopia

Batata rústica com casca, acompanha pesto integral de manjericão e castanhas (R$ 15,00)

Brokitchen

Carrot Dog (R$ 15,00)

I Love Churro

Churro com goiabada integral (R$ 10,00)

Thaitai Brasil

Khao Pad Vegetariano (R$ 25,00)

La Mexicana