Linx

Dia do Consumidor Brasil: 24 horas de ofertas no varejo virtual brasileiro

Notícia   •   Mar 16, 2015 13:20 GMT

O calendário do varejo brasileiro ganhou mais uma data: o Dia do Consumidor Brasil. Com 24 horas de ofertas dos maiores varejistas virtuais em diversos produtos e serviços, o evento é considerado como “blackfriday fora de época”.

A finalidade da ação é aquecer o comércio virtual no primeiro semestre, que geralmente não possui um elevado volume de vendas como a segunda metade do ano. Em 2014, os produtos mais procurados na data foram os eletrônicos, os smartphones, eletrodomésticos, eletroportáteis e artigos de informática.

Neste ano, em sua segunda edição brasileira, a data será comemorada em 18 de março, três dias depois do “Dia Mundial do Consumidor”, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Um pouco de história

Em 1962, John F. Kennedy, então presidente dos Estados Unidos, fez um discurso sobre os direitos dos consumidores, fazendo com que a declaração homônima fosse criada. Em 15 de março de 1983, 21 anos depois, o Dia Mundial do Consumidor ganhou destaque e campanhas de conscientização foram criadas para que a população soubesse de seus direitos e deveres.

Conheça os oito direitos fundamentais dos consumidores:

1 – Ter suas necessidades básicas atendidas: acesso a produtos e serviços essenciais, como comida, vestimentas, abrigo e educação;
2 – Segurança: ser protegido contra produtos que ameaçam sua saúde física e mental;
3 – Informação: acesso a informações verdadeiras sobre o produto ou serviço e ser protegido contra propagandas enganosas e tendenciosas;
4 – Escolha: ter opções entre diversos produtos e serviços oferecidos a preços competitivos;
5 – Direito de ser escutado: ter seus interesses levados em consideração para a criação de produtos e direcionamento dos deveres das empresas;
6 – Direito a ser ressarcido: receber ressarcimento justo por produtos e serviços de má qualidade;
7 – “Conhecimento de consumidor”: obter informações para a escolha de produtos e serviços sabendo de seus direitos e responsabilidades;
8 – Ambiente saudável: viver e trabalhar em um lugar que não ameace a saúde das presentes e futuras gerações.

*Com informações do http://www.buscadescontos.com.br/diadoconsumidorbrasil