Sicredi

Sicredi recebe homenagem do BNDES

Notícia   •   Set 16, 2014 18:59 GMT

O Sicredi recebeu na quarta-feira, 6 de agosto, reconhecimento oferecido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como o agente financeiro que liberou o maior volume de recursos para a agricultura familiar na Safra 2013/2014. O superintendente de Produtos e Negócios de Crédito do Banco Cooperativo Sicredi, Paulo Valadares Pereira, representou a instituição no evento, realizado na sede do BNDES, no Rio de Janeiro.

O desembolso do Sicredi para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com recursos do banco estatal, foi de R$ 670 milhões em mais de 15 mil operações, mantendo-se como o principal apoiador do fortalecimento da agricultura familiar.

Atualmente, o Sicredi tem 2,6 milhões de associados. Aproximadamente, 600 mil são associados rurais. Destes, 93% são agricultores familiares, que contam com linhas de crédito exclusivas, com destaque para custeio e investimento. "Este é um importante reconhecimento no Ano Internacional da Agricultura Familiar, chancelado pela ONU. Ao promover o acesso dos agricultores familiares ao capital, o Sicredi contribui para a independência das famílias e para o desenvolvimento das comunidades", destaca Pereira.

No Plano Safra 2014/2015, o Sicredi prevê liberar R$ 9,5 bilhões, sendo que R$ 2,5 bilhões de recursos serão direcionados aos agricultores familiares. Destes, R$ 1,7 milhão será direcionado para custeio por meio do Pronaf. Os outros R$ 800 milhões planejados serão em operações com recursos do BNDES.