Press release -

BRASILCINE: Festival de cinema brasileiro da Escandinávia começa sua 9a. edição na próxima segunda-feira, dia 29 de setembro.

O 9o BrasilCine começa na próxima segunda-feira (29) com uma grande festa em Estocolmo para celebrar sua maior edição até agora. A abertura acontecerá no Filmhuset (às 17:30 – na sala Bio Victor) e contará com lançamento do filme Tatuagem (Tattoo). Dirigido por Hilton Lacerda, o filme é um retrato das contradições da sociedade brasileira do final dos anos 70 dividida entre a cena teatral de vanguarda, a ditadura militar e a homofobia. Após a exibição de estréia, a festa continua com muita animação e música brasileira.

Sendo fiel à missão de apresentar uma seleção de películas que apresenta diferentes lugares e lados do Brasil, esta edição contará 52 filmes. De diferentes partes do país, o festival exibirá 9 longa-metragens de ficção, 9 documentários, e 34 curta-metragens. Destes 52 filmes, 51 terão sua estreia em território sueco no festival, durante a próxima semana. O festival começa na próxima segunda-feira, 29 de setembro, e vai até domingo, dia 5 de outubro no Zita Folkets Bio, Filmhuset e Tumbascenen em Estocolmo, a capital da Suécia.

Este ano, o único festival de cinema brasileiro nos Países Nordicos terá como tema “Narrativas e Personagens”. A ideia é mostrar um Brasil complexo e multicultural para o público de Estocolmo; um panorama do Brasil por meio de narrativas e personagens brasileiros, distante dos estereótipos ainda presente no imaginário sueco.

O BrasilCine também contará com debates com diretores, produtores e atores após a exibição de filmes, além de sessões especiais. Dessas sessões especiais, merecem destaque: a Mostrinha BrasilCine, sessões gratuitas para escolas da região de Estocolmo e uma sessão de curta metragem para crianças seguidas de atividades lúdicas. Além disso, está inclusa na programação uma sessão matinal com café da manhã e música no último dia da mostra.

Porém, a grande novidade da edição de 2014 fica por conta do voto popular. A partir deste ano, o BrasilCine torna-se uma mostra competitiva - para que o público presente possa votar nos seus filmes favoritos. Os vencedores das categorias ficção, documentário e curta-metragem serão anunciados e premiados na sessão de encerramento do festival, no domingo, dia 5 de Outubro, no Cinema Zita Folkets.

## Destaques ##

Cristiano Burlan - Diretor dos filmes Mataram meu irmão e Amador

Dodo Azevedo - Diretor do filme Memória Tangerina: Mulheres Legendadas

Elisa Capai - Diretora do filme Tão Longe é aqui

Juliana Didone - Atriz, produtora e produtora musical do filme Memória Tangerina: Mulheres Legendadas

Nara Aragão -  produtora do filme de estreia Tatuagem

Simone Mizrahi  - Atriz, produtora e diretora de arte do filme Memória Tangerina: Mulheres Legendadas

----

Para maiores informações, acesse o site oficial do festival (inglês).


SOBRE o BrasilCine

O BrasilCine, único festival de cinema brasileiro na Escandinávia, oferece ao público nórdico uma seleção de filmes brasileiros independentes de qualidade que possuem um caráter inovador e experimental. O festival tem como objetivo promover e difundir a cinematografia brasileira nos países Nórdicos, promover um debate sobre a sociedade brasileira e oferecer aos expectadores uma ampla visão do audiovisual brasileiro além do que é exibido em solo Nórdico.


Related links

Topics

  • Events

Categories

  • brasilcine
  • cinema brasileiro
  • festival de cinema
  • festival de cinema brasileiro

BrasilCine is organized by the non-profitable association FSBK – Förening för Svensk & Brasiliansk kultur, and is the only Brazilian Film Festival taking place in Scandinavia. The festival’s main goal is to promote the diversity of the Brazilian culture through the lenses of the rich contemporary cinematographic industry in Brazil.

Contacts

Juliana Moreira

Press contact Festival Director +46736453626