Sony World Photography Awards 2014 Anúncio dos pré-selecionados das categorias Profissionais, Abertas e Juventude

Comunicado de imprensa   •   Fev 04, 2014 15:28 WET

A lista de pré-selecionados dos Sony World Photography Awards 2014, um dos maiores concursos de fotografia do mundo, é revelada hoje pela World Photography Organisation.

Os fotógrafos oriundos de 166 países submeteram quase 140 000 imagens, o maior número de candidaturas nos sete anos de história dos prémios. De entre as participações, os jurados pré-selecionaram uma lista eclética que representa o melhor da fotografia contemporânea internacional dos últimos 12 meses.

Nas candidaturas, os jurados encontraram diversas histórias que obrigam o espetador a encontrar algo de surpreendente no seu quotidiano. As cenas perfeitamente captadas foram abordadas com estilos fotográficos frescos e inovadores e visam inspirar outros fotógrafos por todo o mundo.

W.M Hunt, Presidente do Juri Honorário, disse que a lista de pré-selecionados é "uma representação saudável e variada da fotografia contemporânea, criada por um grupo de profissionais internacionais."

Acrescentou ainda que os jurados constituem "um grupo expressivo e trabalhador" que oferece aos fotógrafos emergentes e consagrados uma plataforma global, onde estes poderão ser reconhecidos e homenageados.

A isto, Astrid Merget, Diretora Criativa da World Photography Organisation, acrescenta também: "Há sete anos que tenho o prazer de assistir à seleção cuidada e à revelação final da lista de pré-selecionados e os resultados nunca ficam aquém do absolutamente gratificante. Ano após ano, temos o privilégio de receber milhares de candidaturas em cada categoria dos nossos prémios, o que torna o processo de descoberta numa experiência revigorante. Este ano não é exceção e os prémios proporcionaram-nos, uma vez mais, uma impressionante coleção de fotografias, abrangendo dezenas de géneros, estilos, locais e temas."

Todas as imagens pré-selecionadas serão exibidas na Somerset House, em Londres, de 1 a 18 de maio, como parte da Exposição Sony World Photography Awards 2014. As impressões finais serão produzidas pelo patrocinador de impressão dos prémios, a Metro Imaging. Os bilhetes para a exposição já se encontram disponíveis em www.worldphoto.org/2014exhibition. As imagens finalistas e vencedoras serão igualmente publicadas na edição de 2014 do livro dos Sony World Photography Awards.

Os vencedores das categorias Abertas e Juventude serão anunciados a 18 de março.

Os vencedores das categorias Profissionais e o cobiçado título L’Iris D’Or/Sony World Photography Awards para o Fotógrafo do Ano serão anunciados numa cerimónia de gala a realizar em Londres a 30 de abril.

O vencedor do L’Iris D’Or receberá $25 000 (dólares americanos) e o Fotógrafo de Ano do Concurso Aberto receberá $5000 (dólares americanos). Todos os vencedores, incluindo os vencedores das categorias, receberão o mais recente equipamento de imagem digital da Sony.

As imagens pré-selecionadas estão disponíveis para transferência em press.worldphoto.org ou via Image.net

Para se registar como membro da imprensa, aceda a press.worldphoto.org/register

Para mais informações, contacte:

Jill Cotton, Gestora de Imprensa, World Photography Organisation

+44 (0) 20 7886 3146/ + 44 (0)7557 261 537 / jill@worldphoto.org