A Sony apresenta a nova lente prime superteleobjetiva 600 mm F4 G Master™

A lente prime com maior alcance da Sony é a mais leve do mundo na sua classe, com AF de alto desempenho, alta resolução e um bokeh deslumbrante

A Sony anunciou hoje outra adição impressionante à sua gama de lentes série G Master Full Frame emblemática, a nova lente prime superteleobjetiva FE 600 mm F4 GM OSS (modelo SEL600F40GM).

Sendo a lente prime com maior alcance da Sony, a nova 600 mm integra muitas das mais avançadas tecnologias óticas e mecânicas da empresa, produzindo uma qualidade de imagem excecional, com uma precisão e velocidade de focagem extraordinárias. A mais leve da sua classe[i], com apenas 3040 g, aproximadamente, a FE 600 mm F4 GM OSS apresenta uma conceção extremamente equilibrada, para assegurar a melhor experiência de captação possível. Juntamente com a aclamada lente FE 400 mm F2.8 GM OSS, a nova 600 mm oferece aos fotógrafos profissionais de desporto, vida selvagem e notícias mais opções para captar objetos a longas distâncias com extrema precisão e detalhe.

"Hoje, com o anúncio de duas novas lentes, a nossa gama crescente de lentes E-mount inclui agora 33 modelos Full Frame e 51 lentes, no total. 10.º modelo da nossa emblemática série G Master, a nova 600 mm F4 aumenta a fasquia da velocidade, mobilidade e controlo numa lente prime superteleobjetiva", afirmou Yann Salmon Legagneur, Diretor de Marketing de Produto, Imagem Digital na Sony Europe. "Combinar o amplo alcance de 600 mm com funções como a captação de 20 fps e os cálculos AF/AE 60 vezes por segundo, na α9, ou a resolução extremamente alta e o desempenho de alta velocidade, na α7R III, permitem aos fotógrafos profissionais criar imagens que, antes, simplesmente não era possível captar".

Focagem automática rápida, precisa e silenciosa[ii]

Para tirar o máximo partido dos altamente evoluídos sistemas de focagem automática das mais recentes câmaras E-mount Full Frame da Sony, a nova lente FE 600 mm F4 GM OSS é dotada de dois motores lineares XD (dinâmicos extremos) que acionam o grupo de focagem da lente, de forma a oferecer uma AF rápida e precisa, bem como um seguimento fiável dos objetos. Estes motores são suportados por algoritmos de movimento desenvolvidos especialmente para minimizar o atraso e a instabilidade, bem como para controlar os níveis de ruído, proporcionando um desempenho de focagem automática excecionalmente rápido, preciso e silencioso, o que permite à lente captar facilmente imagens dinâmicas da vida selvagem ou de atletas em movimento rápido.

Qualidade de imagem e bokeh G Master sublimes

Como membro da gama de lentes da emblemática série G Master da Sony, esta nova lente prime superteleobjetiva de grande abertura oferece um nível impressionante de detalhe e qualidade de imagem, com um contraste e uma resolução notáveis até aos cantos da imagem. A conceção ótica exclusiva inclui um grande elemento XA (asférico extremo) e um elemento ED (dispersão extra baixa) que elimina eficazmente todas as aberrações comuns da lente teleobjetiva, mais três elementos de fluorite para minimizar as aberrações cromáticas e eliminar qualquer fuga de cor. As mais recentes tecnologias de simulação de bokeh da Sony e o elemento XA também são utilizados para controlar a aberração esférica e obter um bokeh requintado.

A lente também dispõe de um mecanismo de abertura circular de 11 lâminas, que contribui para a alta qualidade do bokeh nas imagens, e foi tratada com o revestimento AR Nano original da Sony, para eliminar reflexos indesejados e efeitos "fantasma" nas imagens.

A nova FE 600 mm F4 GM OSS é compatível com as lentes de teleconversão E-mount 1.4x e 2.0x da Sony, para obter um desempenho de imagem excecional em longas distâncias focais[iii], conservando um desempenho AF rápido e preciso.

Design leve e equilibrado

Com apenas 3040 g, aproximadamente, a nova lente prime superteleobjetiva é a mais leve da sua classei, oferecendo um nível de portabilidade e facilidade de manipulação nunca antes obtido numa lente deste tipo. Com base na tecnologia da aclamada lente FE 400 mm F2.8 GM OSS, o design leve da nova lente 600 mm é possível graças à utilização de três elementos de fluorite, com um reduzido número de elementos colocados na parte frontal do cilindro da lente. Também é utilizada uma liga de magnésio na lente, para ajudar a minimizar o peso e o volume.

Igualmente baseada na FE 400 mm F2.8 GM OSS, a nova lente 600 mm apresenta uma conceção que não é pesada na parte frontal, reduzindo o momento de inércia que resiste à rotação e assegurando um deslocamento panorâmico mais rápido e preciso ao captar com a máquina na mão ou apoiada num monopé.

Durabilidade, fiabilidade e controlo

Para suportar as condições rigorosas da fotografia de eventos desportivos e de vida selvagem, a nova FE 600 mm F4 GM OSS da Sony é construída numa durável liga de magnésio e dispõe de uma robusta e leve proteção em fibra de carbono. A lente também é resistente ao pó e à humidade[iv]e o seu elemento frontal é revestido com flúor, para resistir à sujidade e a dedadas.

A lente também é dotada de um grande número de controlos, incluindo botões de fixação de focagem personalizáveis em quatro posições diferentes no cilindro da lente, que podem ser programados para o controlo de funções, se necessário. Também dispõe de um interruptor "Full-Time DMF" (focagem manual direta permanente), para ativar de imediato a focagem manual a qualquer momento, e de um anel de focagem com MF de Resposta Linear, para um controlo de focagem manual preciso e reativo.

Adicionalmente, a nova lente inclui estabilização ótica integrada, para uma ação dinâmica, e três definições "Modo" diferentes, incluindo uma definição Modo 3[v]com um algoritmo avançado, que assegura um enquadramento mais fácil ao seguir objetos em movimento. Também está equipada com um anel de função, com definições "Predefinição" e "Função", e com uma ranhura para filtros de encaixe compatível com filtros ND ø 40,5 mm e outros tipos de filtro, bem como com o filtro polarizador circular de encaixe (opcional) VF-DCPL1. O filtro VF-DCPL1 pode ser rodado, de modo a obter a polarização pretendida enquanto está instalado na lente.

Preços e disponibilidade

A FE 600 mm F4 GM OSS estará disponível na Europa em agosto de 2019, a um preço de 14 000 €, aproximadamente.

Uma variedade de histórias e vídeos exclusivos, bem como emocionantes conteúdos captados com as meias recentes câmaras e produtos Sony α, está disponível em:

https://www.sony.co.uk/alphauniverse. A plataforma europeia de fotografias da Sony encontra-se disponível em 22 idiomas e publica notícias sobre produtos, dá a conhecer concursos e uma lista atualizada dos eventos promovidos pela Sony em cada país.

[i] Em comparação com as lentes amovíveis 600 mm F4 para estruturas de câmara com formato Full Frame de 35 mm, em junho de 2019. Pesquisa Sony

[ii] Em combinação com a série NEX, ILCE-3000/3500, ILCE-5000/5100, ILCE-7/7R/7S, a função de focagem automática é limitada. Para mais informações, consulte o site de suporte. https://support.d-imaging.sony.co.jp/www/cscs/lens_body/?area=gwt&lang=en&mdl=SEL600F40GM&cat=3

[iii] A abertura máxima com as lentes de teleconversão 1.4x e 2.0x é de F5.6 e F8, respetivamente

[iv] Não garantimos que seja 100% à prova de pó e de humidade