Release -

GIFE aposta na comunicação como ferramenta de transformação

Por meio da internet, a comunicação desempenha papel cada vez mais fundamental para disseminar causas e para transformar positivamente o investimento social privado no Brasil. De olho nesse cenário, o terceiro setor tem dado mais valor às suas redes e diferentes formas de relacionamento com o público. “Como usar a comunicação como ferramenta de transformação e como uma coisa ‘fim’e não ‘meio’? Nos últimos anos, temos repensado a comunicação estratégica do GIFE todos os dias para fazer com que ela realmente tenha impacto e gere resultado”, conta Mariana Moraes, gerente de comunicação do GIFE.

O objetivo da comunicação de causas éfazer com que as pessoas se conectem racional e emocionalmente com um projeto, gerando empatia para o engajamento, acredita Mônica Gregori, sócia da Cause. “As marcas, os profissionais de comunicação e as organizações da sociedade civil estão todas diante do mesmo desafio: comunicar melhor as nossas causas, produtos e serviços num mundo em constante transformação”, diz.

Para Pipo Calazans, do hub criativo 2020, o momento éfavorável para o terceiro setor, pois as pessoas não querem se conectar a coisas, oferecidas por marcas, mas a causas. “Existem muitas ONGs com trabalhos incríveis e transformadores, e as pessoas estão carentes de propósito e repensam suas vidas e seus trabalhos. Éo momento de conectar essas duas pontas”, aponta.

“O cinema ajuda a trazer o público para perto e émuito eficaz para comunicar causas e gerar debates sobre temas relevantes para a sociedade. E a internet ajuda muito na distribuição do conteúdo, jáque apenas 7% das cidades brasileiras têm sala de cinema”, ressalta Luana Lobo, da Maria Farinha Filmes, que recentemente lançou um documentário para celebrar os 20 anos do GIFE, chamado “Em Movimento”(assista-o neste link), além de produzir filmes de impacto social como “Muito Além do Peso”e “Tarja Branca”.

Desde 2014, o Instituto Arapyaúpercebeu que seus parceiros enxergavam a comunicação como um grande desafio. Por isso, promoveu encontros com jornalistas e desenvolveu uma pesquisa, que resultaram na publicação do documento “Comunicação na era digital”(faça o download neste link), que sintetiza o que estáacontecendo com a comunicação pós-internet. “Concluímos que a renovação do jornalismo no Brasil éa prioridade neste momento para promover o debate público de qualidade e fortalecer a democracia”, afirma Cynthia Rosenburg, do Instituto Arapyaú.

Em fevereiro de 2016, o Instituto Arapyaúlançaráuma pesquisa sobre o panorama da comunicação de causas no Brasil e no mundo.

Para saber mais, assista ao debate online “Comunicação que causa” neste link.

• Media, Communication

• impacto social
  • gife
  • comunicação
  • terceiro setor
  • transformação social
  • investimento social
  • isp

O GIFE é uma organização sem fins lucrativos com 132 associados que investem R$ 2,4 bilhões por ano na área social. A organização completa 20 anos em 2015 e é referência no Brasil em temas relacionados ao investimento social privado. O principal papel do GIFE é articular organizações privadas que apoiam causas de interesse público e gerar conhecimento sobre o campo. Sua missão é aperfeiçoar e difundir conceitos e práticas do investimento social, definido pelo repasse voluntário de recursos de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais e culturais de interesse público.