AUDI AG tem novo ano recorde, com 1,8 milhão de entregas em 2015

Ingolstadt, 11 de janeiro de 2016 – A AUDI AG alcançou um novo recorde de vendas em 2015: se comparado a 2014, as entregas globais cresceram cerca de 3,6 por cento para aproximadamente 1.803.250 automóveis. Esse total foi obtido mesmo sem que os novos modelos – o novo A4, o novo Q7 e o novo R8 – estivessem disponíveis em todas as regiões do mundo. Na Europa e na China, a Audi confirmou sua posição como a marca premium de maior sucesso; nos Estados Unidos, a empresa cresceu a uma taxa duas vezes superior ao mercado. Em dezembro, cerca de 158.450 clientes do mundo todo escolheram um carro Audi, o que representa um aumento de 5,6 por cento. Isso significa que a companhia aumentou suas vendas pelo 72º mês sucessivo.

“Com vendas de 1,8 milhão, superamos em 300 mil a meta estabelecida para a nossa estratégia de 2015, de comercializarmos 1,5 milhão de carros”, disse Rupert Stadler, Presidente do Conselho Administrativo da AUDI AG. “O ano passado comprovou que a Audi persegue uma sólida trajetória e que fomos capazes de enfrentar com bastante sucesso um ano que apresentou vários desafios”, completa.

Com relação às vendas nas diferentes regiões, o Chefe de Vendas Dietmar Voggenreiter destacou: “Na Ásia, nos adaptamos com muita flexibilidade ao ritmo mais lento do mercado e direcionamos nossas atividades de forma consistente para negócios mais saudáveis e lucrativos. Com os fortes resultados nos Estados Unidos, e o bem-sucedido lançamento da nossa iniciativa de novos modelos na Europa, os fundamentos para garantir um maior crescimento para a Audi foram estabelecidos com sucesso”.

A nova geração dos principais modelos da Audi está no caminho certo: o novo modelo campeão de vendas da Audi, o A4,foi lançado na Europa em novembro de 2015 e também chegará a outros mercados ainda neste ano. Disponível na Europa desde junho de 2015, o novo Q7 comemorou sua estreia na China no final do ano e antecipará sua chegada aos Estados Unidos e em outros mercados importantes em 2016.

Além disso, toda a família de SUVs da Audi apresentou crescimento significativo, alcançando uma marca de 6,0 por cento em todos os modelos Q, para aproximadamente 537.950 automóveis no mundo todo. O A3 e suas variantes contribuíram para o avanço da Audi, com um aumento das vendas de 20,3 por cento, para aproximadamente 372.750 unidades. Além disso, com as entregas de cerca de 29.950 unidades (+87,0%), o TT se tornou o carro esportivo compacto com o maior volume de vendas no mercado premium.

Na Europa, a classe de veículos grandes fortaleceu ainda mais a Audi. Além do Q7 (+103,8%, para aproximadamente 27.050 automóveis), as vendas do A6 tiveram um aumento de 9,9 por cento para aproximadamente 99.800 carros entregues. Para todos os modelos, as vendas europeias avançaram cerca de 4,8 por cento para um novo recorde de quase 799.950 unidades. Em dezembro, o primeiro mês inteiro de vendas do novo A4, as entregas europeias aumentaram cerca de 17,5 por cento para cerca de 57.650 unidades. Nos últimos cinco anos, a Audi ampliou suas vendas anuais na Europa em quase um quarto, ao passo que até o momento o mercado de forma geral mal recuperou o seu nível de 2010. Em 2015, a Espanha (+16,5% para 44.587 carros) e a Itália (+10,3% para 54.054 carros) lideraram a tendência positiva para a Audi. Já a França avançou 5,2 por cento com vendas de 60.216 unidades. Além disso, a Audi vendeu mais automóveis do que nunca antes em sua história na Alemanha (+5,7% para 270.063 carros) e no Reino Unido (+5,0% para 166.817 carros). No entanto, as condições continuaram difíceis na Rússia, com queda de 24,6 por cento para 25.650 clientes da Audi em 2015.

Já nos Estados Unidos, pela primeira vez na história, a empresa ultrapassou a marca de 200.000 automóveis, com elevação de 11,1 por cento para 202.202 unidades. A Audi, portanto, dobrou suas vendas nos EUA em cinco anos. Em dezembro, apesar da suspensão temporária e voluntária das vendas de modelos movidos a diesel, as entregas cresceram cerca de 6,0 por cento para 20.399 automóveis. Com um aumento de 22,6 por cento das vendas para 52.006 modelos de SUVs no ano todo, o Q5 estabeleceu um ritmo particularmente forte e liderou o boom da família Q. O total de 32.119 clientes fizeram do Audi A3 Sedan (+52,4%) o sedan compacto mais popular no mercado premium americano. Além dos Estados Unidos, o forte desempenho geral da Audi nas Américas foi apoiado em particular pelo Canadá (+9,1% para 26.754 carros), México (+9,3% para 14.147 carros) e Brasil, que apresentou um crescimento forte e continuado de 38,7 por cento para 17.130 unidades.

Na China, a Audi mais uma vez alcançou níveis de vendas bastante altos em 2015, fechando o ano com 570.889 clientes, ligeiramente abaixo das cifras comparativas de 2014 (-1,4%). Foram 60.197 unidades em dezembro, o que representa o segundo melhor mês na história da empresa naquele mercado, 3,8 por cento abaixo do nível recorde estabelecido no mesmo mês do ano passado. No final de 2014, o lançamento do Sedan A3 como mais um modelo produzido no país criou um trânsito de clientes particularmente alto nas concessionárias. Nos últimos meses, a empresa introduzirá vários modelos novos para toda a sua carteira de produtos chineses: até o verão de 2016, serão lançados os sucessores dos modelos que representam cerca de 60 por cento do total de vendas da Audi na China.

Vendas para AUDI AGEm dezembroAcumulado
 20152014Mudança com relação a 201420152014Mudança com relação a 2014