MPE Brasil 2015 premia micro e pequenas empresas de todo país

Micro e pequenas empresas foram reconhecidas pelo investimento em gestão nas etapas estaduais do MPE Brasil 2015 - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas. Ao todo, 98 empresas de 21estados,mais o Distrito Federal, receberam a premiação em uma série de cerimônias que teve início em Rondônia, no mês de novembro, e estendeu-se até dezembro. A cerimônia nacional do MPE Brasil 2015 reunirá todos os vencedores,em abril do próximo ano, em Brasília.Na ocasião, serão anunciados os dez ganhadores nacionais. O prêmio é uma realização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e da Gerdau, com apoio técnico da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Foram reconhecidos, pela excelência em gestão,negócios do Rio Grande do Sul, Rondônia, Pernambuco, Acre, Alagoas, Espírito Santo, Sergipe, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Ceará, Bahia, Paraíba, Santa Catarina, Tocantins, Pará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Os vencedores dos ciclos estaduais do MPE Brasil ganharam troféu, certificado e receberam um relatório de avaliação com os pontos fortes da empresa e as oportunidades de melhoria. Eles também participarão da cerimônia de entrega da premiação nacional, em Brasília.

Para Renato Dourado Lacerda, sócio da Academia Raia 10, de Brasília, vencedor na categoria Serviços, no Distrito Federal, ser premiado com o MPE Brasil é um diferencial. “Ficamos muito felizes com o resultado, fomos a única empresa a receber o Prêmio no DF. Nós alcançamos a pontuação. Vencer o MPE Brasil mostra que nosso trabalho é reconhecido e nos incentiva a sempre melhorar nossa gestão até atingir a excelência”, comemorou.

A diretora proprietária da Bella Hair Cosméticos, Ana Maria Duarte, vencedora na categoria Comércio, em Minas Gerais,com sede em Conselheiro Lafaiete, afirma que a empresa implantou um sistema de gestão de qualidade para disputar o MPE Brasil. “Criamos programa de sugestões incentivando os colaboradores a trazer novas ideias, realizamos inspeções mensais e pesquisas de satisfação de nossos clientes, fizemos ampliações e modificações em nosso layout, inovamos com uma assistência técnica autorizada que atende toda a região”, disse. De acordo com a empresária,buscar a melhoria da gestão faz parte de todo o processo. “Acreditamos que a excelência não é um estágio a ser atingido, mas um caminho a ser percorrido”, garante.

MPE Brasil

O Prêmio promove o aumento da qualidade, produtividade e competitividade das micro e pequenas empresas, disseminando os conceitos e as práticas de gestão, por meio de um processo de reconhecimento estadual e nacional. Para avaliar a gestão dessas empresas, há uma rigorosa análise da qualidade da administração e capacidade inovadora, por meio do questionário de autoavaliação, que tem como base o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da FNQ.

Mais de 65 mil micro e pequenas empresas de todo País candidataram-se ao Prêmio em 2015.O número supera em 29% a quantidade de participantes de 2014. As micro e pequenas empresas representam 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e são responsáveis por mais da metade dos empregos com carteira assinada. Após o reconhecimento, os gestores de todas as empresas têm a oportunidade de participar de seminários para aumentar a competitividade, além de melhorar seus produtos e serviços, contribuindo para o desenvolvimento econômico da comunidade.