A Sony reitera o seu duradouro compromisso para com um futuro mais ecológico - Comemoração dos 10 anos de produção de baterias sem mercúrio

Em 2015, a Sony comemora 10 anos de produção de baterias de óxido de prata sem mercúrio. Desde que se tornou pioneira na produção desta alternativa ecológica em 2005, a Sony tem vindo a alterar toda a sua gama europeia de baterias constituída por 32 modelos para a tecnologia livre de mercúrio, demonstrando, assim, o seu esforço contínuo em prol do fabrico ecológico.

Após reconhecer o impacto negativo desta substância no ambiente, a Comissão Europeia declarou que "o Mercúrio (Hg) e a maior parte dos seus compostos são altamente tóxicos para os humanos, os ecossistemas e a vida selvagem"[1]. O 10.º aniversário da produção de baterias sem mercúrio da Sony coloca-a anos à frente deste órgão legislativo da União Europeia, que tenciona banir a utilização do mercúrio em todas as pilhas-botão a partir de 1 de outubro de 2015. A Sony apoia incondicionalmente esta decisão de implementar um novo padrão de produção de baterias sem mercúrio, que irá reduzir o consumo anual de mercúrio em cerca de 470 kg.

O mercúrio, que até hoje tem sido admitido em pequenas quantidades de 2% do peso da bateria, é um poluente altamente tóxico. Embora tóxico, este químico tem sido utilizado pela indústria das baterias para evitar a corrosão interior das mesmas, que pode resultar em dilatação e fugas.

Ao contrário das baterias com mercúrio disponíveis no mercado, as baterias sem mercúrio da Sony utilizam um pó de liga de zinco, resistente à corrosão, bem como um material anticorrosão no ânodo. Por fim, o material anticorrosão é alargado até ao material coletor da superfície para evitar a mais pequena fuga.

Kumi Sano, Diretor da área de baterias da marca, afirma "Graças à sua herança na produção de baterias desde 1977, aos seus esforços inovadores e ao compromisso contínuo para um fabrico responsável, a Sony inventou as baterias de óxido de prata sem mercúrio, eliminando os efeitos poluentes das baterias sem diminuir o seu desempenho." Além disso, estes esforços tornaram a Sony num parceiro e fornecedor líder de baterias de óxido de prata sem mercúrio, para vários joalheiros e relojoeiros internacionais ecologicamente conscientes.

[1]http://ec.europa.eu/environment/chemicals/mercury/pdf/final_report_110712.pdf;
Perguntas frequentes sobre a Diretiva 2006/66/EU relativa a pilhas e acumuladores e respetivos resíduos, COMISSÃO EUROPEIA, maio de 2014

• Energy issues

• baterias sem mercurio
  • baterias

Acerca de Sony:

Com a oferta de uma experiência de entretenimento integrado, através dos seus produtos de eletrónica, mobilidade, música, imagem e jogos, bem como através da Sony Entertainment Network, a Sony está numa posição única para se afirmar como uma das marcas de consumo líderes no mundo. A Sony é reconhecida pelos seus produtos multimédia nos mercados para consumidores e profissionais, tais como o televisor LCD BRAVIA™ de alta definição (HD), a câmara digital Cyber-shot™, a câmara de vídeo Handycam®, a câmara digital SLR "α" (Alpha), o Tablet Xperia™ e o leitor de MP3 Walkman®, bem como os seus computadores portáteis VAIO™ e o equipamento profissional de transmissão HD 3D. Para mais informações sobre a Sony em Portugal, visite www.sony.pt, Sony Europe visite www.sony-europe.com. Para mais informações sobre a Sony Corporation, visite www.sony.net "Sony", "WALKMAN", "VAIO", "Cyber-shot", "Handycam", "α", "BRAVIA" e "Xperia" são marcas registadas ou marcas comerciais da Sony Corporation. Todas as restantes marcas comerciais ou marcas registadas são propriedade dos respetivos detentores.