A Sony revela os seus novos produtos na IFA 2018

Na exposição da IFA de eletrónica de consumo em Berlim, Alemanha, agendada para ter início a partir de sexta-feira, 31 de agosto, a Sony Corporation irá apresentar uma gama dos seus produtos mais recentes com tecnologia inovadora.

Na conferência de imprensa da Sony realizada na quinta-feira, 30 de agosto (13:00), antes da abertura oficial da IFA, Kenichiro Yoshida, presidente e CEO da Sony Corporation, salientou que a Sony irá reforçar o compromisso quer do criador, quer do utilizador, na sequência da orientação da empresa com vista a "aproximar as pessoas". Os nossos produtos eletrónicos desempenham o papel essencial de ligar os criadores que produzem extraordinários conteúdos áudio e visuais aos utilizadores que deles desfrutam", acrescentou. Frisou, depois, que "para além de captar a "realidade" através da procura de tecnologias de áudio de alta fidelidade e de tecnologias de vídeo de alta resolução, no futuro acredito que será de igual importância para a Sony fornecer valor "em tempo real". Tempo real descreve o conceito de "neste preciso momento" ou de "ao vivo". Neste seguimento, Ichiro Takagi, vice-presidente executivo, responsável pela Home Entertainment & Sound Business, afirmou: "Pretendemos transmitir integralmente a intenção do criador através das melhores imagens e som possíveis, bem como proporcionar a melhor experiência audiovisual aos utilizadores." Em seguida, apresentou os mais recentes produtos de televisão e áudio da Sony. Por fim, Mitsuya Kishida, presidente da Sony Mobile Communications Inc., subiu ao palco para apresentar o novo smartphone Xperia™. Referiu ainda que "a Sony Mobile está na vanguarda das iniciativas 5G da Sony com tecnologias de redes móveisque aproximam ainda mais utilizadores e criadores, transmitindo conteúdos exatamente conforme imaginado pelos seus criadores."

É possível fazer streaming do vídeo da conferência de imprensa através do seguinte URL:

www.sony.co.uk/electronics/ifa

Principais produtos em exposição

Entretenimento em casa e som

A Sony revelou os WH-1000XM3, a mais recente adição à série 1000X de auscultadores sem fios com cancelamento de ruído. Este novo modelo apresenta grandes melhorias na sua tecnologia de cancelamento de ruído*1 líder de mercado, com o recém-desenvolvido processador de cancelamento de ruído HD QN1, capaz de proporcionar um desempenho aproximadamente quatro vezes superior. O componente recém-desenvolvido não só consegue anular ruídos de baixa frequência de aviões, como também suprime ruídos de média a alta frequência, como é o caso do ruído da rua e das vozes humanas. A inclusão de um amplificador para auscultadores interno de alta qualidade para o processador de cancelamento de ruído HD QN1 permite obter uma extraordinária qualidade de som. Os clientes podem mergulhar confortavelmente na sua música, em qualquer momento e lugar.

Também na categoria de auscultadores sem fios, a Sony apresentou os auscultadores desportivos verdadeiramente sem fios WF-SP900. Os auscultadores WF-SP900 resistentes à água*2 e ao pó*3 possuem uma memória interna, permitindo aos clientes a reprodução de música a partir do seu smartphone com ligação Bluetooth® ou sem qualquer dispositivo, mesmo enquanto nadam no mar.

A série Signature da Sony representa o culminar das tecnologias mais sofisticadas da Sony em busca da excelência de som. A sua gama de produtos de áudio dá vida à música, tal como pretendia o artista. Nesta categoria, a Sony acrescentou o leitor de música digital DMP-Z1 e os auscultadores estéreo intra-aurais IER-Z1R. O DMP-Z1 utiliza um amplificador analógico de elevada potência e um sistema de alimentação independente único para proporcionar o melhor som. Os auscultadores IER-Z1R apresentam uma resposta de frequência de até 100 kHz de reprodução para um nível de envolvência sem precedentes.

A Sony irá também apresentar os auscultadores de palco intra-aurais IER-M9 e IER-M7, inicialmente nos EUA e na Ásia*4, a partir do próximo outono, que proporcionam a qualidade de som, o isolamento do som e estabilidade que os artistas procuram durante um espetáculo ao vivo.

Na categoria TV, a Sony anunciou o lançamento da série BRAVIA® MASTER na Europa a partir de setembro, procurando transmitir integralmente a intenção do criador conforme originalmente imaginado. A série AF9 de televisores 4K OLED e a série ZF9 de televisores 4K LCD estão equipadas com o processador de imagem X1™ Ultimate que apresenta aproximadamente o dobro das capacidades de processamento em tempo real dos modelos de ponta atuais. Realça o melhor das características dos ecrãs OLED e LCD.

A série AF9 vem equipada com o Pixel Contrast Booster, que reproduz fielmente imagens com negros profundos e alta luminosidade. A tecnologia de áudio única e avançada, a Acoustic Surface Audio+, permite obter um novo nível de imersão através da adição de um atuador ao centro do ecrã, bem como de um modo de altifalante central de televisor*5, que torna o som audível mesmo a partir do centro do ecrã.

No local, a Sony irá também realizar uma demonstração usando o seu conjunto de dispositivos compatíveis com a funcionalidade de Assistente de Voz, capazes de reproduzir música, fornecer serviços noticiosos ou outro tipo de informação, e controlar dispositivos IoT, tais como as luzes de uma divisão.

A demonstração apresentará os auscultadores sem fios com cancelamento de ruído WH-1000XM3, BRAVIA*6 com um microfone integrado que permite a pesquisa por voz mãos livres, a série EXTRA BASS™ da coluna inteligente SRS-XB501G com o Google Assistant integrado, a barra de som HT-ZF9 com compatibilidade de controlo Amazon Alexa*7, e muito mais. O conjunto de dispositivos compatíveis com a funcionalidade de Assistente de Voz da Sony, cada vez mais cómodo e diversificado, será apresentado num conjunto de diferentes cenários interiores e exteriores.

Smartphones XperiaTM

A Sony Mobile Communications revelou o Xperia XZ3, um novo smartphone na sua gama emblemática, com um design curvo em vidro 3D, que se alia na perfeição ao ecrã OLED. Será lançado em vários países e regiões a partir do fim de setembro de 2018*8.

O Xperia XZ3 vem com um ecrã OLED de 6.0 polegadas compatível com HDR, apresentando um rácio de aspeto 18:9 QHD+ (2880x1440). Os utilizadores poderão desfrutar de imagens extraordinariamente belas graças às tecnologias BRAVIA OLED TV premiadas. Além disso, a X-Reality™ avançada para dispositivos móveis irá converter o conteúdo SDR em quase HDR, para que, mesmo quando estão a reproduzir vídeos online, os utilizadores possam desfrutar de uma experiência de reprodução de elevada qualidade, sendo que, quando combinada com um altifalante estéreo dianteiromais potente e com o sistema de vibração dinâmica, esta tecnologia proporciona uma experiência de entretenimento inigualável.

O Xperia XZ3 possui uma nova interface de utilizador inteligente (IU), sensor lateral com IA para uma navegação cómoda, com uma só mão e sem stress, no ecrã de grandes dimensões. Simplesmente tocando duas vezes em qualquer local de um dos lados do ecrã, este exibe o app launcher, prevendo de forma inteligente as aplicações e as definições rápidas que os utilizadores pretendem usar a seguir, com base no seu estilo de vida, incluindo a hora do dia, a localização e a frequência de utilização, colocando-as num local de fácil alcance. Isto permite aos utilizadores lançar uma aplicação ou tirar uma fotografia a partir de uma posição confortável, sem que tenham de mexer a mão.

A câmara principal está equipada com o sistema de câmara avançado Motion Eye™ da Sony, com uns eficazes 19.2 megapíxeis. O Xperia XZ3 está também equipado com o novo "Smart launch" com IA, que prepara instantaneamente a câmara quando os utilizadores seguram o telefone no modo de paisagem, permitindo-lhes tirar fotografias perfeitas. E a nova câmara IU foi também redesenhada para ser mais intuitiva. A câmara frontal oferece uns eficazes 13.2 MP e uma nova lente F1.9 com um novo modo selfie para efetuar retoques no tom da pele e captar fundos bokeh.

O Xperia XZ3 será lançado com o mais recente Android™ 9 Pie e vem equipado com a plataforma móvel Qualcomm® Snapdragon™ 845, resistência à água e ao pó, compatibilidade de carregamento sem fios Qi e um conjunto de outras funcionalidades avançadas.

Xperia XZ3: https://www.sonymobile.com/global-en/products/phones/xperia-xz3/

Imagem digital

DSC-HX99 e DSC-HX95 são os dois mais recentes modelos da série Cyber-shot®, que chegarão à Europa a partir de outubro. Cada um deles vem com a mais pequena*9 estrutura ultracompacta do mundo, bem como com uma lente de zoom de elevada ampliação ZEISS® Vario-Sonnar T* 24-720mm*10. Disponibilizando tudo, desde uma grande angular até uma superteleobjetiva num único pacote, são as companheiras portáteis perfeitas para fotografar sem stress enquanto viaja ou no dia a dia. Para além da gravação interna de vídeos 4K de alta resolução*11, o mais recente sistema de processamento de imagem permite a captação contínua a alta velocidade de até 10 fotogramas por segundo*12 e uma AF Rápida Inteligente altamente precisa. Outras funcionalidades novas incluem a tecnologia "Eye AF", saída de formato RAW, focagem/obturação por toque*13, bem como o suporte de um link com informações de localização*14 através de Bluetooth®.

Seed Acceleration Program (SAP)

O FES Watch U resultou do Seed Acceleration Program (SAP) da Sony, que cria projetos startup e apoia as suas operações comerciais. Estará disponível para compra na Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Espanha a partir de meados de setembro. O FES Watch U é um relógio moderno que usa e-paper no mostrador e na pega para pulso. Os utilizadores podem alternar entre os seus designs favoritos, premindo simplesmente um botão. Para apresentar as novas possibilidades resultantes da combinação entre tecnologia e moda, a Sony exibirá também sapatilhas concept (protótipo), com uma sola e o logótipo N cujo design pode ser alterado. Este calçado foi desenvolvido usando as sapatilhas 247v2 da New Balance.

Website oficial do FES Watch U: http://www.sony.co.uk/electronics/fes-watch-u-collection/fes-wa1

Website especial das sapatilhas Concept: https://fashion-entertainments.com/nb247/en/

IA x Robótica

Neste evento, o robô de entretenimento autónomo aibo é apresentado, pela primeira vez, na Europa. Desde o seu lançamento no Japão em janeiro de 2018, foram produzidas e expedidas mais de 20.000 unidades do aibo, estando previsto o seu lançamento nos Estados Unidos neste mês de setembro. No domínio da IA e da Robótica, diversos projetos denotam um progresso constante, e a Sony continuará a fornecer novas ideias capazes de expandir as possibilidades no campo da eletrónica, aliando as suas tecnologias de imagem e áudio, os sensores e a mecatrónica com IA, a robótica, as comunicações móveis e muito mais.

*1: A partir de 30 de agosto de 2018. De acordo com uma pesquisa da Sony Corporation, medido segundo as diretrizes conformes à JEITA. No estilo banda de cabeça do mercado de auscultadores sem fios com cancelamento de ruído.

*2: A água projetada por um esguicho contra uma estrutura, a partir de qualquer direção, não deverá ter efeito nocivos, caso estejam ligados auriculares para nadar (IPX5). Adicionalmente, a submersão em água a uma profundidade de até 2 metros e durante 30 minutos não deverá produzir efeitos nocivos no dispositivo (IPX8).

*3: Os auscultadores, com os auriculares para nadar ligados, foram testados quanto à capacidade de bloqueio e continuam a bloquear o pó depois de agitados durante 8 horas num dispositivo de teste com partículas de pó (IP6X).

*4: O lançamento europeu ainda está por determinar.

*5: Esta funcionalidade requer um sistema de cinema em casa adquirido separadamente.

*6: Atualmente suporta os idiomas: inglês, japonês, espanhol, francês, italiano e alemão.

*7: Através de uma atualização de software prevista, de momento, para depois do outono de 2018.

*8: A disponibilidade irá variar em função do país ou região.

*9: Face às câmaras digitais de lentes fixas com visor integrado e teleobjetiva de 700 mm ou superior (ângulo de visão, equivalente ao formato de 35 mm). À data de lançamento do Press Release de 30 de agosto de 2018, de acordo com uma pesquisa da Sony.

*10: Ângulo de visão (equivalente ao formato 35 mm).

*11: É necessário um cartão de memória micro SDHC/SDXC de Classe 10 ou superior para gravar filmes em formato XAVC S™. É também necessário um cartão UHS-I (U3) para gravar a 100 Mbps.

*12: Com "modo de captação contínua: captação de prioridade de velocidade contínua" e "qualidade de imagem: alta resolução”

*13: Apenas DSC-HX99.

*14: Pode ser ligada através de Bluetooth aos seguintes smartphones (à data de lançamento do Press Release de 30 de agosto de 2018):
smartphones Android (Android 5.0 ou posterior e compatível com Bluetooth 4.0 ou posterior), iPhone/iPad (iPhone 4S ou posterior/iPad de 3a geração ou posterior).

* Todos os nomes de produtos aqui listados são marcas comerciais ou marcas registadas da Sony Corporation ou dos seus respetivos proprietários.

* Google é uma marca comercial da Google LLC.

*Amazon, Alexa e todos os logótipos relacionados são marcas comerciais da Amazon.com, Inc. ou das respetivas filiais.

A Sony Corporation é um fabricante líder de produtos de áudio, vídeo, imagem, jogos, comunicação, dispositivos essenciais e tecnologias da informação, para os mercados de consumo e profissional. Graças às suas atividades no mundo da música, da imagem, do entretenimento interativo e online, a Sony está numa posição única para ser a empresa líder mundial no setor da eletrónica e do entretenimento. A Sony registou um volume de vendas anual consolidado de aproximadamente 76 mil milhões de dólares no ano fiscal terminado a 31 de março de 2017. Website Global da Sony: http://www.sony.net/