Candidaturas abertas para os Sony World Photography Awards 2017

O maior concurso de fotografia do mundo celebra o seu 10.º aniversário

Novas categorias nos concursos Profissional, Aberto e Juventude

Foi lançada uma caça ao melhor fotógrafo de Portugal

"Estamos empenhados em desafiar os fotógrafos a superarem os seus limites criativos no futuro." Scott Gray, CEO,

Photography Organisation

1 de junho de 2016: Estão hoje abertas as candidaturas para os Sony World Photography Awards, o maior concurso de fotografia do mundo. Criados pela World Photography Organisation, o ano de 2017 marca o 10.º aniversário destes prémios.

Além dos concursos Profissional, Aberto, Juventude e Student Focus, foi também lançada uma caça ao melhor fotógrafo de Portugal através do prémio Nacional da de Portugal.

Os Sony World Photography Awards premeiam, todos os anos, a melhor fotografia do mundo. Aberto a todos os fotógrafos, o concurso é uma referência no seio da indústria fotográfica, com o poder de moldar as carreiras dos fotógrafos vencedores e finalistas.Atrai, todos os anos, quer talentos emergentes, quer artistas profissionais, apresentando globalmente as melhores fotografias do mundo captadas nos 12 meses anteriores.

"Ter vencido na categoria Retrato mudou a minha vida! A nível profissional, ter vencido o prémio ajudou-me a impulsionar a minha carreira", revelou Sophie Gamand, vencedora na categoria Retrato do Concurso Profissional na edição de 2015

"Vencer fez com que o meu trabalho fosse mais visível e comecei a receber mais propostas de colaboração e oportunidades de trabalho", declarou Kylli Sparre, vencedora na categoria Melhorada do concurso Aberto da edição de 2014

"Ter recebido este prémio mudou totalmente a minha vida e, além da grande visibilidade que me deu, permitiu-me criar relações de amizade e colaborações profissionais sólidas que, de outra forma, não teria sido possível criar", afirmou Andrea Roseate, 3.ª classificada na categoria Instantâneo do Concurso Profissional de 2016 e vencedora do Prémio Nacional de Itália na edição de 2015

Os fotógrafos podem submeter os seus trabalhos gratuitamente e candidatar-se a qualquer um dos quatro concursos disponíveis: Profissional, Aberto, Juventude e Student Focus através de www.worldphoto.org. O website, que foi relançado recentemente, oferece uma plataforma visual melhorada para os fotógrafos e simplifica o processo de candidatura mais do que nunca.

As candidaturas ao Prémio Nacional de Portugal serão seleccionadas entre os participantes de qualquer uma das dez categorias do Concurso Aberto que possuam nacionalidade norueguesa.

A edição de 2017 conta ainda com novas categorias em todos os concursos, desafiando os fotógrafos a superarem os seus limites criativos. Consulte as notas aos editores para as definições dos concursos e das categorias ou clique aqui.

Os Sony World Photography Awards oferecem uma vasta gama de benefícios aos fotógrafos vencedores, incluindo:

o mais recente equipamento de imagem digital da Sony

25 mil dólares americanos (USD) para o vencedor do título de Fotógrafo do Ano

5 mil dólares americanos (USD) para o vencedor do concurso Aberto

equipamento de imagem digital da Sony líder de mercado para os vencedores dos Prémios Nacionais

exibição do seu trabalho na exposição dos Sony World Photography Awards em Londres

publicação do seu trabalho livro anual dos vencedores dos Sony World Photography Awards

exposição mediática e reconhecimento a nível mundial

Scott Gray, CEO da World Photography Organisation, afirma: "Estamos extremamente orgulhosos por estarmos a celebrar o nosso 10.º aniversário. Desde o seu lançamento, em 2007, que os Sony World Photography Awards têm vindo a crescer consistentemente, quer em dimensão, quer em credibilidade. Ao longo dos anos, este concurso tem descoberto e premiado uma grande variedade de fotografias. É uma honra que os fotógrafos emergentes de todo o mundo tenham tido a oportunidade de impulsionar as suas carreiras e que os fotógrafos profissionais possam expandir as suas redes graças a estes prémios. Estamos empenhados em desafiar os fotógrafos a superarem os seus limites criativos no futuro."

Os Sony World Photography Awards de 2016 registaram um número recorde de candidaturas,, com um total de 230 103 participações de 186 países. O título de Fotógrafo do Ano de 2016 da Categoria Profissional foi atribuído ao fotojornalista iraniano Asghar Khamseh pela sua série "Fire of Hatred" (Fogo do Ódio).

Os finalistas dos Sony World Photography Awards serão anunciados no dia 28 de fevereiro e os vencedores do Concurso Aberto e do Prémio Nacional serão anunciados no dia 28 de março; já os vencedores globais serão anunciados no dia 20 de abril de 2017, e a exposição na Somerset House, em Londres, irá decorrer de 21 de abril a 7 de maio de 2017.

As imagens vencedoras e finalistas dos prémios de 2016 estão disponíveis para transferência em press.worldphoto.org

Para todas as consultas da imprensa, contacte o departamento de Imprensa da World Photography Organisation

+ 44 (0) 20 7886 3043 / press@worldphoto.org

Notas para os editores

CATEGORIAS DO CONCURSO DE 2017 – consulte as descrições completas das categorias aqui

Profissional - Avaliada tendo por base um conjunto de trabalhos

Categorias de Arte: Arquitetura / Conceptual / Paisagem / Mundo Natural / Retrato / Natureza Morta

Categorias de Documentário:Atualidade e Notícias / Questões Contemporâneas / Quotidiano / Desporto

Aberto - Avaliada tendo por base apenas uma fotografia

Categorias: Arquitetura / Cultura / Melhorada / Movimento / Natureza / Vida Selvagem / Retrato / Natureza Morta / Fotografia de Rua / Viagem

Juventude - Para fotógrafos dos 12 aos 19 anos de idade, tendo por base apenas uma fotografia que simbolize "Beleza"

Student Focus - Para estudantes de fotografia, tendo por base apenas uma fotografia que simbolize "Memória"

PRINCIPAIS DATAS

●5 de dezembro de 2016 – Encerramento do concurso na categoria Estudantes

●5 de janeiro de 2017 – Encerramento dos concursos Aberto e Juventude

●10 de janeiro de 2017 – Encerramento do concurso Profissional

●28 de fevereiro de 2017 – Divulgação dos finalistas dos concursos Profissional, Aberto, Juventude e Student Focus

●28 de março de 2017 – Anúncio dos vencedores dos concursos Aberto e Juventude e dos Prémios Nacionais

●20 de abril de 2017 – Anúncio dos vencedores do título Fotógrafo do Ano e dos vencedores das categorias Profissionais, assim como dos vencedores do título Fotógrafo do Ano dos concursos Aberto, Juventude e Student Focus, numa cerimónia de gala realizada em Londres

●21 de abril a 7 de maio de 2017 – Exposição dos Sony World Photography Awards na Somerset House, em Londres

Sobre a World Photography Organisation
A World Photography Organisation é um ponto central para iniciativas globais de fotografia. Somos uma plataforma na qual é dada exposição a nível mundial a fotógrafos individuais e estabelecemos ligações através da indústria fotográfica. O nosso objetivo é aumentar o nível de diálogo em torno deste tema. Desta forma, aumentamos a consciencialização e a valorização desta forma de arte e celebramos a arte do fotógrafo.

Durante todo o ano, a World Photography Organisation acolhe um conjunto de eventos, incluindo os Sony World Photography Awards, o maior concurso de fotografia do mundo, e feiras de arte internacionais dedicadas à fotografia, como as PHOTOFAIRS, com edições em Xangai e São Francisco. Para mais informações, consulte www.worldphoto.org

• Retail

• digital imaging

A Sony Corporation é um fabricante líder de produtos de áudio, vídeo, jogos, comunicação, dispositivos essenciais e tecnologias da informação, para os mercados de consumo e profissional. Graças às suas atividades no mundo da música, da imagem, do entretenimento por computador e online, a Sony está numa posição única para ser a empresa líder mundial no setor da eletrónica e do entretenimento. A Sony registou um volume de vendas anual consolidado de aproximadamente 68 mil milhões de dólares no ano fiscal terminado a 31 de março de 2015. Website Global da Sony: http://www.sony.net/