Nadav Kander galardoado com o prémio de Extraordinária Contribuição para a Fotografia nos Sony World Photography Awards 2019

A World Photography Organisation anunciou que o artista Nadav Kander é o grande vencedor do prémio Extraordinária Contribuição para a Fotografia dos Sony World Photography Awards 2019.

O artista será homenageado na cerimónia de entrega dos prémios, em Londres, a 17 de abril, pela sua versatilidade e impacto significativo na Fotografia. Os prémios irão também celebrar o artista através de uma exposição substancial do seu trabalho na Exposição dos Sony World Photography Awards 2019, que terá lugar entre 18 de abril e 6 de maio, na Somerset House, em Londres. A Exposição oferece ao público a oportunidade rara de apreciar sete variadas obras aclamadas, mas menos conhecidas, de Kander num único espaço, incluindo retratos, estudos de figuras, paisagens e imagens em movimento.

Para marcar a abertura da exposição, será realizada uma palestra pública com Nadav Kander, que será entrevistado por William A. Ewing, na quinta-feira, 18 de abril de 2019. A edição de 2019 do livro de capa dura dos Sony World Photography Awards também incluirá um ensaio recém-encomendado sobre o trabalho do artista, da autoria de David Campany, bem como uma seleção especial de fotografias.

A propósito do seu prémio, Nadav Kander afirmou: "Receber o Prémio de Extraordinária Contribuição para a Fotografia é uma grande honra, pois significa que sou uma inspiração e creio que não existe maior elogio do que esse. Sinto-me honrado por me juntar aos artistas vencedores deste prémio anteriormente e, caso tenha inspirado alguém a aprofundar o seu trabalho e a fotografar de forma mais autêntica, então sinto-me duplamente honrado. Também gostaria de agradecer à Sony e à World Photography Organisation por me fornecerem esta plataforma, é extremamente generoso da parte de ambas.”

Scott Gray, CEO da World Photography Organisation, acrescenta: "O Nadav Kander destaca-se pela sua versatilidade, força e subtileza. Tem imagens fortes e poderosas, com uma escala incrível e que demonstram, frequentemente, o domínio do Homem sobre a inocência do nosso ambiente. Fico muito feliz por a World Photography Organisation poder homenagear um artista tão importante, ao reunir vários trabalhos feitos ao longo da sua carreira."

Ao receber o prémio de Extraordinária Contribuição para a Fotografia, Kander junta-se, assim, a um painel de célebres homenageados de edições anteriores, incluindo Candida Höfer, Martin Parr, Elliott Erwitt, William Klein, Eve Arnold e Mary Ellen Mark. O trabalho de Kander apresentado na Exposição dos Sony World Photography Awards 2019 foi produzido em colaboração com a Flowers Gallery de Londres e de Nova Iorque. Será realizada uma exposição individual, intitulada "Nadav Kander: Dark Line - The Thames Estuary" na Flowers Gallery de Nova Iorque, entre 4 de abril e 25 de maio de 2019.

ANTEVISÃO À IMPRENSA: Quinta-feira, 18 de abril, às 9:00, na Somerset House, em Londres.

Confirmar presença para press@worldphoto.org

*****

Com uma carreira de mais de 30 anos, Nadav Kander (nascido em 1961),continua a representar uma força formidável na Fotografia. A sua prática artística estende-se por todo o meio fotográfico e todos os seus aclamados trabalhos comerciais, de retratos, figurativos e paisagísticos realçam o seu estilo característico que evoca, frequentemente, sentimentos de paz e de inquietação.

Atualmente a trabalhar e a viver em Londres, Kander lançou sete obras e o seu trabalho foi exibido em quase 30 exposições internacionais. Em 2015, foi galardoado com o Honorary Fellowship Award da Royal Photographic Society, e os seus trabalhos fazem parte de várias coleções públicas por todo o mundo, incluído na National Portrait Gallery, em Londres e no Museu de Fotografia Contemporânea, em Chicago.

Alguns projetos anteriores selecionados incluem: Yangtze – The Long River, vencedor do prémio Prix Pictet em 2009; Dust, que explora os vestígios da Guerra Fria através das ruínas radioativas das cidades secretas na fronteira entre o Cazaquistão e a Rússia; Bodies 6 Women, 1 Man; e Obama’s People, uma aclamada série de 52 retratos encomendada pela The New York Times Magazine. A sua série contínua, intitulada Dark Line - The Thames Estuary, é uma reflexão pessoal sobre a paisagem do rio Tamisa no seu ponto de ligação com o mar.

Exposição Sony World Photography Awards 2019

O trabalho de Nadav Kander será exibido na Exposição dos Sony World Photography Awards 2019, na Somerset House, em Londres.

Esta nova e grande exposição oferece uma visão aprofundada às melhores estórias visuais e imagens de 2018 de artistas de todo o mundo, que foram galardoados na edição de 2019 dos prémios.

Com mais de 800 imagens em exibição, e incluindo uma ampla gama de abordagens fotográficas e de temas, esta exposição de fotografia global apresenta os trabalhos dos vencedores e finalistas dos Sony World Photography Awards, incluindo da categoria de Fotógrafo do Ano dos quatro concursos: Profissional, Aberto, Juventude e Estudante. A edição de 2019 recebeu 327.000 candidaturas de 195 países, consagrando o evento como um dos concursos de fotografia mais importantes do mundo.

Além da exposição principal, realizar-se-á uma exposição exclusiva dos trabalhos dos vencedores de 2018 dos prémios monetários dos concursos Profissional, Estudante e Sony Alpha Female, bem como dos trabalhos dos vencedores e dos finalistas do prémio ZEISS Photography Award da edição de 2019. Importa ainda referir que será apresentado um conjunto de imagens cuidadosamente selecionadas da The Swap Project, uma iniciativa entre a World Photography Organisation e o Creativehub que consiste partilha, entre a comunidade fotográfica global, das suas melhores imagens.

No seguimento da sua estreia em Londres, a Exposição dos Sony World Photography Awards 2019 irá realizar uma digressão mundial, incluindo exposições no Japão, na Alemanha e em Itália.

Para mais informações, contactar:

Departamento de Imprensa, World Photography Organisation

Jill Cotton jill@worldphoto.org ou Emma Double emma@worldphoto.org

Tel.: +44 (0) 20 7886 3049

Agenda:

Evento: Exposição dos Sony World Photography Awards 2019

Local: Somerset House, Londres, WC2R 1LA

Datas: 18 abril a 6 de maio de 2019

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 10:00 às 21:00 / sábados e domingos, das 10:00 às 18:00

Bilhetes: £8 - £14 / Bilhete combinado (Palestra com Nadav Kander + Exposição) = £25

Reservas: worldphoto.org/2019exhibition

Evento: Nadav Kander, à conversa com o artista