Os Sony World Photography Awards divulgam a lista dos finalistas dos Concursos 'Aberto' e 'Juventude' de 2019

A primeira lista de finalistas dos Prémios de 2019 apresenta excecionais imagens individuais de todo o mundo

Todas as imagens finalistas dos Concursos Aberto e Juventude estão disponíveis em worldphoto.org/press

●Um número recorde de participações nestes prestigiados prémios mundiais: 326 000 candidaturas, de 195 países e territórios

●Os conjuntos de trabalhos finalistas do Concurso Profissional serão anunciados a 26 de março de 2019

●Dez vencedores do Concurso Aberto revelados a 26 de fevereiro, sendo os vencedores globais dos Concursos Aberto e Juventude anunciados a 17 de abril de 2019

A World Photography Organisation revela os fotógrafos finalistas dos Concursos Aberto e Juventude dos Sony World Photography Awards 2019, distinguindo as melhores imagens individuais do mundo de 2018. Sendo uma das maiores e mais prestigiadas competições fotográficas mundiais, os Prémios premeiam e promovem, todos os anos, a melhor fotografia contemporânea do ano anterior, numa grande variedade de géneros fotográficos.

Foram submetidas mais de 326 000 candidaturas aos quatro concursos dos Prémios de 2019, sendo este o número mais elevado de sempre. O júri ficou impressionado com o alto nível das imagens apresentadas e salientou a grande variedade de abordagens criativas, influências e técnicas entre os finalistas.

No conjunto dos concursos, o maior volume de candidaturas foi apresentado por fotógrafos do Reino Unido, Itália e E.U.A, sendo que as candidaturas do México, Índia, Coreia e Reino Unido foram aquelas cujos números mais aumentaram. As categorias Paisagem e Retrato dos concursos comprovaram a sua persistente popularidade e categorias mais recentes, como a Criatividade, comprovaram ser uma verdadeira oportunidade para os fotógrafos superarem os limites daquilo que a fotografia pode fazer.

Os finalistas dos Concursos Aberto e Juventude hoje anunciados apresentaram imagens individuais fascinantes e diversificadas, captadas por fotógrafos de todo o mundo ao longo de 2018. A lista de finalistas do Concurso Profissional, reconhecendo conjuntos de trabalhos, será anunciada no dia 26 de fevereiro.

A lista dos finalistas do Concurso Abertoabrange trabalhos fascinantes, selecionados entre dez categorias distintas. Foram vários os temas das imagens finalistas, abrangendo desde surpreendentes fotografias subaquáticas a retratos majestosos, cenários urbanos e paisagens mágicas. O Concurso Aberto deste ano incluiu a introdução de uma nova categoria, Criatividade, e acolheu a Culture Trip como parceiro da categoria Culturae a Eurostar como parceiro da categoriaViagens.

Todos os fotógrafos finalistas do Concurso Aberto irão, agora, competir para se tornarem vencedores na sua categoria, com a possibilidade de serem selecionados Fotógrafo do Ano do Concurso Aberto, recebendo um prémio de5000 dólares americanos.

A lista dos finalistas do Concurso Juventude apresenta as oito melhores imagens individuais captadas por jovens entre os 12 e os 19 anos, respondendo ao tema da 'Diversidade'. Os fotógrafos finalistas provêm de todo o mundo, desde a China ao Zimbabué, ao Bangladeche e à Moldávia, demonstrando existir um verdadeiro conjunto internacional de jovens talentos. Em abril, um jovem fotógrafo será anunciado como Fotógrafo do Ano do Concurso Juventude.

Com produção da World Photography Organisation, os Sony World Photography Awards, aclamados internacionalmente, são considerados um dos mais importantes eventos do setor da fotografia à escala global. Os Prémios contam já com 12 anos de parceria com o seu principal patrocinador, a Sony, e são compostos por um total de quatro concursos:Profissional(para o melhor conjunto de trabalhos), Aberto(para uma imagem individual), Estudante(para instituições académicas) eJuventude(para jovens entre os 12 e os 19 anos de idade).

Avaliação dos finalistas dos Concursos Aberto e Juventude
Os Sony World Photography Awards são avaliados anonimamente por profissionais do setor aclamados internacionalmente, incluindo representantes de museus internacionais, editoras e meios de comunicação.

Este ano, o júri dos Concursos Aberto e Juventude foi presidido por Rebecca McClelland,Diretora de Fotografia e Diretora de Produção de Arte na Saatchi Saatchi & Prodigious(Reino Unido).

McClelland afirma:"Fiquei espantada com a diversidade de trabalhos apresentados nos Concursos Aberto e Juventude. O prémio representa uma apreciação muito democrática da fotografia, desde a tradição às tendências emergentes, percorrendo todos os géneros, da natureza à moda. O concurso permite que o mais vasto grupo demográfico tenha uma plataforma.

"Nunca é fácil avaliar imagens individuais; é importante fazer uma apreciação equitativa, independentemente do género, para que o resultado seja o mais justo. A avaliação é feita às cegas, para evitar o nepotismo ou a parcialidade, o que se reveste de extrema importância. Estou ansiosa por ver estas deslumbrantes imagens contemporâneas na exposição na Somerset House deste ano."

Ao comentar os números globais de candidaturas e as listas de finalistas deste ano, Scott Gray(CEO da World Photography Organisation) sublinha: "Os Sony World Photography Awards foram criados como uma plataforma global para que fotógrafos de todos os níveis de experiência possam apresentar o seu trabalho. Por isso, fico muito feliz por a World Photography Organisation poder dar aos finalistas deste ano nos Concursos Aberto e Juventude a visibilidade e o reconhecimento que realmente merecem. A fotografia é um meio vibrante e enérgico, facilmente acessível e usado na nossa vida quotidiana. As extraordinárias listas de finalistas de hoje demonstram a elevadíssima qualidade de imagem que é necessário alcançar para se ser finalista dos Prémios. Parabéns a todos os finalistas."

Prémios

Todas as imagens finalistas e vencedoras serão exibidas como parte da Exposição Sony World Photography Awards 2019, na Somerset House, em Londres. Esta exposição incluirá uma secção dedicada a trabalhos especialmente selecionados do vencedor de 2019 do prémioExtraordinária Contribuição para a Fotografia. A exposição estará patente na Somerset House, em Londres, entre 18 de abril e 6 de maio de 2019.

Os vencedores globais dos Prémios serão anunciados numa cerimónia a realizar em Londres, a 17 de abril.O Fotógrafo do Ano, Fotógrafo do Ano do Concurso Aberto, Fotógrafo do Ano do Concurso Juventude, os vencedores das categorias do Concurso Profissional e os dez finalistas do Concurso Estudante irão viajar até Londres para participar na cerimónia. Os vencedores também receberão o mais recente equipamento de imagem digital da Sony e serão incluídos no livro dos Prémios de 2019.

Datas-chave em 2019

●26 de fevereiro - Anúncio dos vencedores do Concurso Aberto e dos Prémios Nacionais

●5 de março - Revelação do vencedor do prémio Extraordinária Contribuição para a Fotografia

●26 de março - Anúncio dos finalistas dos Concursos Profissional e Estudante

●17 de abril - Revelação do Fotógrafo do Ano, dos vencedores globais dos Concursos Aberto, Estudante e Juventude e dos vencedores do Concurso Profissional

●18 de abril - 6 de maio de 2019 - Exposição dos Sony World Photography Awards 2019 (Somerset House, Londres)

Para mais informações, contacte:

Jill Cotton/Emma Double,World Photography Organisation
press@worldphoto.org/ +44 (0) 20 7886 3043 / 3049

Notas aos Editores

Mais informações à imprensa e todas as imagens finalistas dos Concursos Aberto e Juventude podem ser transferidas para publicação em www.worldphoto.org/pressOs Prémios de 2019 receberam326 997 candidaturas no total dos 4 concursos.

Abaixo, encontra-se a lista completa de fotógrafos finalistas.

Sobre a World Photography Organisation

A World Photography Organisation é uma plataforma global de iniciativas no âmbito da fotografia. Com presença em mais de 180 países, pretendemos aumentar o nível de diálogo em torno deste tema, através da celebração das melhores fotografias e dos melhores fotógrafos do planeta. Orgulhamo-nos de criar relações duradouras, tanto com fotógrafos individuais, como com os nossos parceiros líderes do setor em todo o mundo. Durante todo o ano, a World Photography Organisation organiza um conjunto de eventos, incluindo os Sony World Photography Awards, um dos maiores concursos de fotografia do mundo, e PHOTOFAIRS,feiras de arte internacionais de destaque, dedicadas à fotografia.Para mais informações, consulte www.worldphoto.org

A Sony Corporation é um fabricante líder de produtos de áudio, vídeo, imagem, jogos, comunicação, dispositivos essenciais e tecnologias da informação, para os mercados de consumo e profissional. Graças às suas atividades no mundo da música, da imagem, do entretenimento interativo e online, a Sony está numa posição única para ser a empresa líder mundial no setor da eletrónica e do entretenimento. A Sony registou um volume de vendas anual consolidado de aproximadamente 77 mil milhões de dólares no ano fiscal terminado a 31 de março de 2018. Website Global da Sony:http://www.sony.net/

A Sony Imaging Products & Solutions Inc.é uma sociedade subsidiária integral da Sony Corporation responsável pelos seus produtos de imagem e soluções de negócios, desde câmaras de consumo, soluções com um foco em produtos para difusão e profissionais, até aos negócios na área médica.

Sony World Photography Awards 2019
FOTÓGRAFOS FINALISTAS

CATEGORIAS DO CONCURSO ABERTO
Premeiam as melhores imagens individuais em dez categorias. Foi apresentado um máximo de 15 fotógrafos finalistas em cada categoria. Os vencedores de cada categoria serão anunciados no dia 26 de março e o Fotógrafo do Ano do Concurso Abertoserá revelado a 17 de abril.

Finalistas

●Stéphane Anthonioz, França

●Alexandra Fink-Milosavljevic, Alemanha

●Alessandro Zunino, Itália

●Hardijanto Budyman, Indonésia (2 imagens)

●Dhiky Aditya, Indonésia

●Masato Hikichi, Japão

●Arvids Baranovs, Letónia

●Patryk Kuleta, Polónia

●Alexandr Vlassyuk, Rússia

Cultura (com o patrocínio da Culture Trip)

●Yi Han, China Continental

●Oleg Kugaev, Rússia

●Kuo Zei Yang, Região de Taiwan

Movimento

●Christy Lee Rogers, E.U.A.

●Brooke Bartletta, E.U.A.

●Jonas Dahlström, Suécia

●Fabian Ruchti, Suíça

●Denys Borysov, Ucrânia

Viagens (com patrocínio da Eurostar)

●Agustin Belussi, Argentina

●Lauren Hook, Austrália

●Lu Quanhou, China Continental

●Nicolas Boyer, França (2 imagens)

●Francis Rousseau, França

●Johannes Laufs, Alemanha

●Leung Ho Chan, RAE de Hong Kong

●Siddharth Sachar, Índia

●Marco Zaffignani, Itália

●Yukihito Ono, Japão

●Laily Hassan, Malásia

●Jiho Park, Coreia do Sul

●Poramin Kanyakool, Tailândia

●Trung Pham Huy, Vietname

CONCURSO JUVENTUDE
Aos fotógrafos com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos, foi solicitado que respondessem a um tema de 'Diversidade' com uma imagem individual. O Fotógrafo do Ano do Concurso Juventudeserá anunciado a 17 de abril.

Nome / Nacionalidade / Idade à data de encerramento do concurso

●Zelle Westfall / E.U.A. / 17 anos