Sony anuncia o vencedor do Prémio Nacional de Portugal - Sony World Photography Awards 2016

• Melhor fotografia individual captada por um fotógrafo português na edição de 2016 dos Sony World Photography Awards
  • As imagens vencedoras serão expostas na Somerset House, em Londres, de 22 de abril a 8 de maio
  • Imagens disponíveis para publicação em press.worldphoto.org

O fotógrafo português Adriano Neves, de Tomar, foi hoje apresentado como o vencedor do Prémio Nacional de Portugal dos Sony World Photography Awards – o maior concurso de fotografia do mundo.

A imagem vencedora de Adriano Neves, intitulada "Jardim do Éden", foi eleita a melhor fotografia individual captada por um fotógrafo português inscrita em qualquer uma das dez categorias do Concurso Aberto.

Neves, um engenheiro civil apaixonado por fotografia de viagem e de arquitetura, atualmente a residir em Lisboa, ganhou uma câmara ILCE-7M2K da Sony. Adicionalmente, a sua imagem vencedora integrará a Exposição dos Sony World Photography Awards 2016 na Somerset House, em Londres, de 22 de abril a 8 de maio, e será publicada no livro anual dos Sony World Photography Awards. A exposição irá ainda incluir as imagens vencedoras e finalistas dos Concursos Profissional, Aberto e Juventude, juntamente com a primeira grande exposição europeia da dupla de artistas efotógrafos de Belas Artes, RongRong & inri (China/Japão), contemplados com o Prémio de Extraordinária Contribuição para a Fotografia na cerimónia de entrega dos prémios.

A respeito da sua imagem vencedora, Adriano Neves comenta: Depois de mostrar esta fotografia a um grande amigo meu, mesmo após a ter tirado, através do pequeno ecrã da câmara, ele sugeriu que a intitulasse "Jardim do Éden". Aceitei imediatamente a sugestão: é possível descrevê-la como uma poderosa paisagem da cordilheira "Cuernos del Paine", refletida nas águas glaciares do lago Nordenskjöld... Ou, talvez, se possa simplesmente dizer que é um vislumbre do Jardim do Éden? Esta imagem foi tirada durante uma viagem à Patagónia chilena, no início de 2015, uma terra de vastas paisagens, ventos fortes e horizontes épicos, onde não nos conseguimos deixar de sentir humildes e infinitamente pequenos."

A propósito da sua vitória, Adriano acrescenta: é o segundo ano consecutivo que ganho o Prémio Nacional de Portugal. Ainda hoje me espanto com o resultado do ano passado e fico quase sem palavras ao pensar nisso! Tenho a mais profunda consideração pelos Sony World Photography Awards por serem uma plataforma de fácil acesso para os muitos entusiastas da fotografia espalhados por todo o mundo que sonham ver o seu trabalho apreciado e reconhecido pela sua qualidade e, ao mesmo tempo, ter a oportunidade de o mostrar ao planeta inteiro. Foi o que aconteceu comigo no ano passado!"

O segundo e terceiro classificados do Prémio Nacional de Portugal foram:

• 2.º classificado – João Figueiredo pela fotografia intitulada "Dia quente de verão"
  • 3.º classificado – Diogo Oliveira pela fotografia intitulada "Porto

Os Prémios Nacionais premeiam e distinguem a melhor fotografia individual da autoria de um fotógrafo local e realiza-se em 60 países de todo o mundo, desde a Argentina até à Austrália. É uma competição aberta a fotógrafos de todos os níveis de experiência.

Os 60 vencedores dos Prémios Nacionais foram anunciados hoje. Para ver as imagens vencedoras, visite www.worldphoto.org

Os Sony World Photography Awards premeiam e reconhecem a melhor fotografia contemporânea do mundo do ano anterior. Atraindo fotógrafos de todos os níveis, o concurso inclui quatro categorias: Profissional; Aberto; Juventude e Estudante. Podem ser encontradas mais informações sobre o concurso em www.worldphoto.org

• As imagens pré-selecionadas estão disponíveis para transferência em press.worldphoto.org
  • Em caso de utilização nas redes sociais, utilize as hashtag #SWPA e a tag @WorldPhotoOrg