A Sony lança a G Master™ - a nova marca de lentes amovíveis

Os três novos modelos, incluindo a lente de zoom F2.8 de 24-70 mm, a Prime F1.4 de 85 mm e a lente de zoom F2.8 de 70-200 mm, oferecem experiências de imagem inigualáveis

A Sony apresentou hoje a G Master™, a sua emblemática marca de lentes amovíveis. Esta nova marca inclui três novas lentes E-mount full frame, incluindo a lente de zoom standard constante F2.8 de 24-70 mm, a lente Prime F1.4 de 85 mm e a lente de zoom teleobjetiva constante F2.8 de 70-200 mm. Representando a derradeira combinação entre alta resolução e um bokeh incrível, as novas lentes integram a inovadora tecnologia de elemento ótico, o design e a calibração da Sony. Isto permite-lhes produzir fotografias e vídeos com um nível de detalhes e de expressão nunca antes atingido.

"A nova marca G Master representa o melhor e mais impressionante grupo de lentes que a Sony alguma vez lançou no mercado", afirma Yosuke Aoki, Vice Presidente, Imagem Digital, Sony Europe. "Criámos estas lentes com base nos nossos conhecimentos do futuro da imagem digital e podemos assegurar que a marca G Master irá inspirar e impressionar os fotógrafos e videógrafos durante muitos anos."

Nova lente de zoom standard FE 24-70 mm F2.8 GM

Integrando algumas das mais avançadas tecnologias de lente do mercado, a nova FE 24-70 mm F2.8 GM (modelo SEL2470GM) é a escolha ideal para os utilizadores que procuram o melhor desempenho ótico possível para retratos, fotografias de viagens e eventos, ou mesmo para a simples captação do quotidiano[i].

A nova lente dispõe de três elementos asféricos, incluindo um elemento XA recentemente desenvolvido e extremamente preciso (asférico extremo) que reduz a aberração e oferece a melhor resolução em toda a gama de zoom e de abertura, bem como de canto a canto em todos os ficheiros de imagem. Adicionalmente, os elementos de vidro ED (dispersão extrabaixa) e Super ED mantêm a aberração cromática no mínimo, maximizando a resolução e o bokeh, sem qualquer coloração não natural.

A lente oferece uma abertura de 9 lâminas que mantém uma forma quase circular em todas as definições e é revestida com o revestimento Nano AR original da Sony para suprimir os reflexos e garantir um contraste e uma claridade espetaculares.

A nova lente FE 24-70 mm F2.8 GM integra um sistema de focagem Direct Drive SSM (Super Sonic wave Motor) que oferece uma eficiência incrível, graças ao novo conjunto de algoritmos que posicionam os elementos da lente de forma rápida e precisa. O motor é suave e silencioso, tornando-a na lente ideal para a captação de fotografias e filmes.

Para maximizar a utilização, a lente é resistente ao pó e à humidade e dispõe de um design compacto e simples que inclui um interruptor AF/MF, bem como um botão de bloqueio da focagem, botão de bloqueio do zoom e botão de libertação da proteção.

Também foram introduzidos dois novos filtros para as lentes FE 24-70 mm F2.8 GM, incluindo a proteção VF-82MP MC e o filtro polarizador circular VF-82CPAM.

Nova lente teleobjetiva Prime FE 85 mm F1.4 GM

Concebida como a derradeira lente para retratos, a tão aguardada lente teleobjetiva Prime FE 85 mm F1.4 GM (modelo SEL85F14GM) oferece um equilíbrio perfeito entre resolução e bokeh num corpo compacto.

A lente integra um novo elemento XA (asférico extremo) e três elementos de vidro ED, que trabalham em conjunto para garantir que as áreas focadas são captadas numa resolução extremamente elevada, enquanto as áreas desfocadas circundantes são suavemente dissolvidas num pano de fundo suave. A abertura circular com 11 lâminas - o maior número de lâminas alguma vez utilizado numa lente α – torna o bokeh suave e visualmente atrativo. Externamente, o novo modelo dispõe do revestimento Nano AR original da Sony, que é especialmente importante numa lente de retratos reduzindo os reflexos e o efeito "fantasma", mesmo com objetos retroiluminados ou sob condições de luminosidade igualmente desafiantes.

Para uma focagem automática precisa, a lente FE 85 mm F1.4 GM inclui um sistema de motor SSM Ring Drive que oferece potência e velocidade elevadas para acionar o grupo de focagem grande e pesado da lente. Além disso, também está equipada com dois sensores de posição para suportar o irrepreensível controlo da focagem dos elementos grandes e pesados da lente.

Esta nova lente profissional para retratos é resistente ao pó e à humidade, dispondo ainda de um anel de abertura com botões On/Off comutáveis e que podem ser ajustados consoante o utilizador esteja a captar fotografias ou vídeos. Possui também um interruptor AF/MF e um botão de bloqueio da focagem[ii].

Nova lente de zoom teleobjetiva FE 70-200 mm F2.8 GM OSS

Abrangendo a gama de focagem 70-200 mm frequentemente utilizada, a nova lente de zoom teleobjetiva FE 70-200 mm F2.8 GM OSS (modelo SEL70200GM) oferece imagens incrivelmente realistas, bem como um desempenho AF e estabilização de imagem extremamente elevados, tornando-a na escolha mais versátil para a captação de cenas da vida selvagem, eventos desportivos, casamentos e uma grande variedade de outros eventos e locaisi.

A nova lente de zoom teleobjetiva emblemática proporciona uma nitidez e um contraste extraordinários em toda a sua gama de zoom, graças aos seus três elementos de lente avançados, incluindo os componentes de vidro XA, Super ED e ED, e ao revestimento Nano AR.

A nova lente FE 70-200 mm F2.8 GM OSS dispõe de um sistema de focagem flutuante – introduzido, pela primeira vez, numa lente de zoom α – que contribui para uma impressionante distância de focagem mínima de apenas 0,96 m, garantindo a otimização do desempenho AF durante a captação de fotografias e vídeos. A lente inclui um SSM (Super Sonic Motor) e dois motores lineares que trabalham em conjunto para mover rapidamente os grandes elementos da lente - uma tarefa que requer um elevado nível de controlo da unidade e garante a precisão da focagem. O novo modelo integra também a tecnologia de estabilização de imagem Optical SteadyShot™, para a captação de objetos de forma nítida e sem desfocagem em todas as distâncias de focagem, e a possibilidade de montagem num tripé rotativo que permite remover rapidamente a câmara do tripé, conforme necessário.

A nova lente de zoom teleobjetiva 70-200 mm é resistente ao pó e à humidade, dispondo de um revestimento de flúor adicional na lente frontal. Possui ainda um botão de bloqueio da focagem, bem como um limitador da gama de focagem.

A Sony anunciou também o lançamento de novas lentes de teleconversão 1.4x e 2x compactas – modelos SEL14TC e SEL20TC respetivamente – que oferecem um alcance ainda maior, mantendo o design e a utilização simples da lente 70-200 [iii].

Preços e disponibilidade

As novas lentes de zoom standard FE 24-70 mm F2.8 GM e teleobjetiva Prime 85 mm F1.4 GM estarão disponíveis na Europa em março de 2016, pelo valor aproximado de 2400 € (SEL2470GM) e de 2000 € (SEL85F14GM).

A nova lente de zoom teleobjetiva 70-200 mm F2.8 GM e as suas lentes de teleconversão compatíveis 1.4x e 2x estarão disponíveis na Europa em maio de 2016, com preços que carecem de confirmação.

A Sony Corporation é um fabricante líder de produtos de áudio, vídeo, jogos, comunicação, dispositivos essenciais e tecnologias da informação, para os consumidores e o mercado profissional. Graças às suas atividades no mundo da música, da imagem, do entretenimento por computador e online, a Sony está numa posição única para ser a empresa líder mundial no setor da eletrónica e do entretenimento. A Sony registou um volume de vendas anual consolidado de aproximadamente 68 mil milhões de dólares no ano fiscal terminado a 31 de março de 2015. Website Global da Sony: http://www.sony.net/

[i]Poderá ser necessário efetuar uma atualização do software para efeitos de compatibilidade das lentes com algumas câmaras. Para mais informações, consulte o website de Assistência da Sony em www.esupport.sony.com.

[ii] Existem limitações aplicáveis ao funcionamento da AF durante a captação de filmes com determinadas estruturas de câmara. Poderá ser necessário efetuar uma atualização do software para efeitos de compatibilidade da AF da lenteFE 85 mm F1.4 GM com algumas câmaras durante a captação de filmes. Para mais informações sobre a compatibilidade das lentes/estruturas de câmara, consulte o website de assistência da Sony.

[iii]À data do anúncio, a SEL70200GM era a única lente compatível

Acerca de Sony:

Com a oferta de uma experiência de entretenimento integrado, através dos seus produtos de eletrónica, mobilidade, música, imagem e jogos, bem como através da Sony Entertainment Network, a Sony está numa posição única para se afirmar como uma das marcas de consumo líderes no mundo. A Sony é reconhecida pelos seus produtos multimédia nos mercados para consumidores e profissionais, tais como o televisor LCD BRAVIA™ de alta definição (HD), a câmara digital Cyber-shot™, a câmara de vídeo Handycam®, a câmara digital SLR "α" (Alpha), o Tablet Xperia™ e o leitor de MP3 Walkman®, bem como os seus computadores portáteis VAIO™ e o equipamento profissional de transmissão HD 3D. Para mais informações sobre a Sony em Portugal, visite www.sony.pt, Sony Europe visite www.sony-europe.com. Para mais informações sobre a Sony Corporation, visite www.sony.net "Sony", "WALKMAN", "VAIO", "Cyber-shot", "Handycam", "α", "BRAVIA" e "Xperia" são marcas registadas ou marcas comerciais da Sony Corporation. Todas as restantes marcas comerciais ou marcas registadas são propriedade dos respetivos detentores.