Sony World Photography Awards 2014 - Revelação dos jurados e última oportunidade para a apresentação de candidaturas

Restando pouco mais de um mês para os fotógrafos poderem participar nos Sony World Photography Awards 2014, a World Photography Organisation (WPO) tem o prazer de divulgar o Comité de Jurados Honorários para os prémios deste ano e de revelar uma seleção exclusiva de candidaturas aos prémios de 2014.

O Comité de Jurados Honorários de 2014 será presidido por William Hunt, consultor de fotografia sediado em Nova Iorque, que irá, uma vez mais, apresentar a gala anual dos prémios a 30 de abril de 2014. O painel de jurados completo é composto por fotógrafos profissionais da World Photographic Academy, que inclui: Ruth Eichhorn, Diretora de Fotografia da revista Geo (Alemanha); Johanna Neurath, Diretora de Design da editora Thames & Hudson (Reino Unido); Isbaella Icoz, Curadora (Turquia); Guy Harrington, Diretor, Soho Management (Reino Unido); Matthew Pillsbury, Fotógrafo (Estados Unidos); Harry Hardie, Panos Pictures/HERE Press (Reino Unido); Suzy Koo, Diretora de Comunicação Criativa, Burberry (Reino Unido); Poorna Bell, Editora da secção Lifestyle do Huffington Post; e Simon Barnett, Diretor de Fotografia da CNN Digital.

O prazo para a entrega de candidaturas para os concursos Aberto e Juventude dos Sony World Photography Awards 2014 termina a 6 de janeiro, seguido pelo das candidaturas para o concurso Profissional que encerrará a 9 de janeiro. Todos os concursos são de participação livre em www.worldphoto.org.

Podem ser transferidas imagens exclusivas, inscritas no concurso Aberto de 2014, a partir do centro de imprensa da WPO em press.worldphoto.org.

Agora na sua sétima edição, estes prémios representam um dos concursos de fotografia mais prestigiados do mundo, oferecendo exposição, reconhecimento e oportunidades quer aos fotógrafos vencedores, quer aos finalistas.

Andrea Gjestvang, fotógrafo norueguês vencedor do prémio Fotógrafo do Ano dos Sony World Photography Awards 2013, comenta: "Ganhar o prémio L'Iris d'Or foi um reconhecimento fantástico e fez com que o meu trabalho chegasse até um público internacional, não só a editores, colecionadores e potenciais colaboradores do setor mas, mais importante ainda, aos leitores comuns que se comoveram e se identificaram com as imagens. Proporcionou-me novas oportunidades e foi uma enorme motivação para continuar a seguir as histórias em que acredito."

Nos prémios de 2014, os fotógrafos Profissionais irão competir pelo ambicionado título L'Iris d'Or/Fotógrafo do Ano dos Sony World Photography Awards, além de um prémio em dinheiro no valor de 25 000 dólares americanos. Os jurados irão ainda premiar os 15 vencedores de cada uma das categorias Profissionais pelo seu conjunto de trabalhos.

Os fotógrafos amadores e entusiastas irão competir pelo título de Fotógrafo do Ano do Concurso Aberto de 2014, além de um prémio em dinheiro no valor de 5000 dólares americanos. Os jurados irão selecionar também a melhor fotografia vencedora de cada uma das dez categorias do Concurso Aberto. Além disso, no Concurso Juventude, serão eleitos três fotógrafos vencedores com idade inferior a 20 anos.

Todos os vencedores das categorias receberão os mais recentes equipamentos de imagem digital da Sony. Adicionalmente, os fotógrafos vencedores e finalistas verão os seus trabalhos expostos na galeria Somerset House, em Londres, entre 1 e 18 de maio de 2014, publicados no livro dos Sony World Photography Awards, edição de 2014, e mencionados no website da WPO.

Os finalistas dos prémios de 2014 serão revelados a 4 de fevereiro, seguidos pelos vencedores das categorias do Concurso Aberto a 18 de março. Os vencedores das categorias gerais e Profissionais serão anunciados a 30 de abril na cerimónia de gala dos Sony World Photography Awards, em Londres.

Para mais detalhes sobre os Sony World Photography Awards e a World Photography Organisation, visite www.worldphoto.org

Nota: encontra-se disponível para publicação uma seleção de imagens inscritas nas categorias do Concurso Aberto de 2014, bem como entrevistas realizadas aos vencedores de edições anteriores. Para obter uma conta de imprensa, registe-se em press.worldphoto.org/register.

Em alternativa, as imagens podem ser transferidas a partir de image.net

Para todas as consultas de imprensa, contacte:

Jill Cotton da World Photography Organisation

+44 (0) 20 7886 3049/ + 44 (0)7557 261 537 / jill@worldphoto.org