A Sony apresenta a nova experiência musical "360 Reality Audio" que envolve a audiência num campo sonoro tridimensional, graças a uma tecnologia de áudio espacial original baseada em objetos

Um novo ecossistema musical para a criação de conteúdos, distribuição e reprodução de músicas

Tóquio, Japão — A Sony anunciou hoje o lançamento de uma nova experiência chamada "360 Reality Audio", que faz com que a audiência se sinta imersa em som proveniente de todas as direções. A nova experiência é proporcionada pela tecnologia de áudio espacial original baseada em objetos da Sony, anunciada na CES 2019 em Las Vegas.

A Sony está a trabalhar em conjunto com as principais editoras discográficas, serviços de distribuição de música1 e outras organizações musicais, para desenvolver uma tecnologia capaz de criar um ecossistema musical baseado no 360 Reality Audio, que incluirá a criação, distribuição e reprodução de conteúdos musicais. Simultaneamente, a Sony está a promover esta nova experiência musical junto dos compositores, artistas e fãs de música, com o objetivo de criar um mundo de entretenimento musical totalmente novo.

Bernhard Grill, Diretor, Audio and Media Technologies, Fraunhofer IIS, afirma: "Estamos muito felizes por fazer parte deste projeto inovador que permite aos consumidores ouvir música de uma forma totalmente inovadora. O 360 Reality Audio da Sony, baseado no MPEG-H 3D Audio, proporciona à audiência uma experiência musical revolucionária e altamente criativa. Graças ao suporte subjacente do áudio MPEG-H baseado em objetos, a voz, os instrumentos e os efeitos podem ser posicionados à volta dos utilizadores, envolvendo-os de uma forma nunca antes vista. Com o 360 Reality Audio, a Sony oferece um serviço pioneiro tanto para os apreciadores de música como para os criativos."

Dennis Kooker, Presidente, Global Digital Business & Vendas nos EUA, Sony Music Entertainment, comenta que a "Sony Music está em contato com a Sony Corporation para o desenvolvimento do 360 Reality Audio. Acreditamos há muito tempo em soluciones de áudio de alta qualidade,que melhoram a experiência de audição para os consumidores, e este formato de som tridimensional é uma nova opção interessante para os fãs que procuram uma maneira mais imersiva de ouvir as suas músicas favoritas. Estamos ansiosos para trabalhar com um número cada vez maior de fornecedores de serviços digitais, para disponibilizarem as músicas dos nossos artistas para streaming no 360 Reality Audio.”

1: Disponibilização prevista através de quatro serviços: Deezer, nugs.net, Qobuz e Tidal

• O que é o 360 Reality Audio?

O 360 Reality Audio utiliza a tecnologia de áudio espacial baseada em objetos da Sony para oferecer uma experiência musical imersiva, semelhante à de um concerto ao vivo.

O 360 Reality Audio permite aos compositores criar uma experiência musical de 360º, definindo a distância, o ângulo e outras informações posicionais para as diferentes fontes de som, tais como a voz, o coro e os instrumentos, de acordo com as suas finalidades criativa e artística. Ao reproduzirem os conteúdos resultantes, os utilizadores podem desfrutar de um campo sonoro que os envolve a partir de todas as direções, conforme pretendido pelos compositores e artistas.

Criação de conteúdos

A Sony irá disponibilizar ferramentas de criação de conteúdos e trabalhar em conjunto com as principais editoras discográficas, de modo a preparar e aumentar os conteúdos 360 Reality Audio. Além disso, as músicas existentes no formato de som de múltiplas faixas poderão ser convertidas num formato compatível com o 360 Reality Audio, através das ferramentas de produção que a Sony irá disponibilizar.

Formato de distribuição

A Sony prevê lançar um formato otimizado para a distribuição de música. Graças à cooperação com a Fraunhofer IIS, que faz parte da maior organização europeia de investigação aplicada, o formato será compatível com o MPEG-H 3D Audio, um padrão de áudio internacional.

Serviços de distribuição de conteúdos compatíveis1

Prevê-se a distribuição de conteúdos de 360º nos planos premium, oferecidos pelos serviços de distribuição de música.

Dispositivos compatíveis

A Sony está a analisar o potencial de diferentes dispositivos de áudio para suportar os seus novos conteúdos musicais, mas irá, inicialmente, focar-se no desenvolvimento tecnológico dos auscultadores e colunas sem fios.

Relativamente aos auscultadores, não será necessário um dispositivo dedicado, para o utilizador reproduzir conteúdo compatível com 360 Reality Audio, e experimentar um campo de som com uma sensação realista diferente de tudo que os auscultadores convencionais têm sido capazes de oferecer. No entanto, para proporcionar a melhor experiência musical possível, será necessário medir as características auditivas do ouvido do utilizador individual, e aplicar o processamento de sinal de acordo com o som reproduzido. A Sony está a desenvolver uma aplicação que permitirá aos utilizadores fotografar os seus próprios ouvidos com um smartphone, para criar uma experiência musical otimizada com base na análise das características auditivas dos seus ouvidos.

Os sistemas de colunas que projetam o som em todas as direções, serão capazes de reproduzir uma experiência de 360 Reality Audio.

Os produtos de áudio de outros fabricantes, que suportam o formato de distribuição da Sony, também poderão reproduzir conteúdo de 360 Reality Audio. Para os auscultadores, em particular, será possível desfrutar do conteúdo simplesmente utilizando as aplicações dadas pelos fornecedores de serviços de música participantes.1

• Para mais detalhes, visite o 360 Reality Audio official website:

A Sony Corporation é um fabricante líder de produtos de áudio, vídeo, imagem, jogos, comunicação, dispositivos essenciais e tecnologias da informação, para os mercados de consumo e profissional. Graças às suas atividades no mundo da música, da imagem, do entretenimento interativo e online, a Sony está numa posição única para ser a empresa líder mundial no setor da eletrónica e do entretenimento. A Sony registou um volume de vendas anual consolidado de aproximadamente 76 mil milhões de dólares no ano fiscal terminado a 31 de março de 2017. Website Global da Sony: http://www.sony.net/