A Sony coopera num projeto experimental de cidade inteligente em Roma, utilizando sensores de visão inteligentes para reduzir o trânsito, otimizar os transportes públicos e fornecer apoio em termos de segurança dos peões

- Em junho irão começar três testes, que visam reduzir o congestionamento e a poluição causados pelo estacionamento de veículos, os acidentes envolvendo peões e minimizar as aglomerações nos autocarros da cidade

- O IMX500 da Sony é o primeiro sensor de imagem com uma funcionalidade de processamento de inteligência artificial (IA) integrada que, graças ao processamento de chip, permite contemplar as questões relacionadas com a privacidade e que seja implementado utilizando a infraestrutura já existente

A Sony Europe anunciou que os seus sensores de imagem IMX500 com funcionalidade de processamento de AI estão no centro de três testes de cidade inteligente que serão realizados pela Envision na cidade de Roma. Estes testes visam reduzir a poluição relacionada com os transportes e os acidentes nas passadeiras para peões da cidade.

O principal objetivo do teste é avaliar e oferecer um sistema de estacionamento inteligente utilizando o sensor IMX500, de forma a reduzir a poluição e o congestionamento causado pelos condutores que circulam pela cidade à procura de um lugar de estacionamento para os seus veículos. Para tal, o teste procura avaliar a eficiência deste sistema, alertando os condutores através de uma aplicação para smartphone antes de serem direcionados para o lugar de estacionamento livre mais próximo do seu destino.

Além disso, o teste inclui também um estudo dos sistemas de cidades inteligentes que irão otimizar a capacidade e aumentar a utilização da rede de transportes públicos através da implementação de paragens de autocarros inteligentes, da contabilização das entradas e saídas de pessoas de cada autocarro - identificando a sobrelotação, de forma a assegurar um melhor aprovisionamento de autocarros e uma otimização dos custos.

Por fim, será ativado, de forma progressiva, um sistema de alerta nas passadeiras para peões com o objetivo de alertar os condutores sobre a passagem de peões, utilizando iluminação inteligente de baixa latência na estrada e tornando-os mais visíveis com o objetivo de reduzir a sinistralidade da cidade nas passadeiras para peões.

O teste começará em junho.

O IMX500 é o primeiro sensor de imagem a integrar uma funcionalidade de processamento de IA. A configuração utilizada para este teste permite recolher metadados em tempo real relacionados com a informação de um lugar de estacionamento livre, a presença de um peão prestes a atravessar uma rua, ou o número de pessoas que entram/saem de um autocarro. Nenhuma imagem é armazenada, nem partilhada pelo sensor, em conformidade com os requisitos de privacidade.

Tal permite à cidade reduzir a largura de banda necessária, escalá-la facilmente utilizando as redes já existentes e reduzir os custos de energia e comunicação. Além disso, este sistema permite contemplar as questões relacionadas com a privacidade dos cidadãos.

A Sony Europe está empenhada em apoiar o desenvolvimento e a implementação de projetos de cidades inteligentes com vista a ajudar as cidades a solucionarem os seus diferentes problemas através de um sistema de deteção (Sensing) como modelo de negócios de serviço (SeaaS).

Os problemas enfrentados pelas grandes cidades incluem: trânsito, congestionamentos e segurança dos peões

O trânsito causado pelos condutores que procuram um lugar de estacionamento é considerado, pela cidade, como um fator-chave para o congestionamento e, como tal, este teste visa quantificar a escala do problema. O aproveitamento da tecnologia de imagem e deteção da Sony para servir causas sociais nas cidades demonstra como os sensores IMX500 podem minimizar alguns dos problemas enfrentados pelas grandes cidades.

A distância média entre os peões e os veículos é uma métrica-chave utilizada para medir a segurança dos peões. O objetivo do teste é fornecer uma análise quantitativa e prevenir os acidentes que envolvem peões através de mecanismos de sinalização instalados nas passadeiras.

Antonio Avitabile, Diretor-Geral da Corporate Alliance and Investment na Sony declarou: "Este é um exemplo claro e concreto de que a solução de visão inteligente da Sony pode dar resposta às necessidades do nosso cliente respeitando, ao mesmo tempo, a sua privacidade.

O nosso objetivo é conseguir criar cidades mais sustentáveis e habitáveis e, através da plataforma escalável IMX500, podemos acelerar significativamente este processo."

A tecnologia implementada

Foram instaladas dicas inteligentes (smart tips) na versão Genius, no centro da cidade de Roma. Foi realizada uma fase preliminar para treinar uma rede neural de forma a identificar os lugares de estacionamento disponíveis, bem como o número de pessoas à espera de autocarro nas respetivas paragens, que entram/saem dos autocarros e à espera para atravessar ou a atravessar na passadeira.

Cada dica inteligente Genius é composta por dois sensores que analisam as estradas ao seu redor e os lugares de estacionamento. Os sensores enviam dados em tempo real elaborados por redes neurais sobre a localização exata de um lugar de estacionamento livre, a presença de peões e o número de pessoas em fila de espera nas paragens de autocarro.

Aplicação relativa aos espaços de estacionamento livres

A localização exata dos dados dos lugares de estacionamento livres é transmitida em tempo real através da dica inteligente. Os dados são processados de imediato pelo sensor integrado na dica inteligente, utilizando redes neurais e enviados para a plataforma de software na cloud da empresa parceira, a Envision. As coordenadas da localização dos lugares de estacionamento livres são sobrepostas em tempo real num mapa que é apresentado no dispositivo móvel utilizado pelo condutor que se está a aproximar da área.

Segurança dos peões

A presença dos peões é medida e comparada em diferentes locais. O sistema de rede neural deteta os peões na passadeira e envia um sinal luminoso de alerta aos condutores.

Paragens de autocarro inteligentes

Os dados relativos ao comprimento da fila de espera e às pessoas que entram e saem do autocarro são processados pelo sensor na dica inteligente através da rede neural e enviados para a plataforma de software da Envision, que os agrega e disponibiliza ao pessoal que gere a rede pública de autocarros, a fim de melhorar o planeamento e a programação da rede de transportes de autocarros. É fornecido um coeficiente de mérito "lotado" para sinalizar quando um autocarro está a operar com excesso de capacidade, de forma a evitar a sobrelotação dos autocarros, bem como uma melhor gestão da rede de transportes e melhorar a experiência de viagem dos cidadãos.

O teste será realizado na cidade de Roma em colaboração com várias empresas "start-up" do ecossistema italiano e com o apoio da Sony Europe.

** TTM Group (controlo DP) – é responsável pela instalação do sensor de imagem IMX500 na dica inteligente

** Envision – é responsável pelo desenvolvimento das dicas inteligentes. A Envision cria e desenvolve infraestruturas "End2End as a service" para cidades inteligentes e IoT, que são geridas através da plataforma de software UrbanVision.

** Citelum – empresa líder em iluminação pública na Europa e no mundo, com uma vasta experiência nas áreas da sinalização rodoviária, videovigilância, veículos e serviços elétricos urbanos e redes de Wi-Fi em particular. A Citelum é a entidade promotora do projeto e responsável pela instalação das dicas inteligentes nos semáforos, bem como pela gestão do serviço de manutenção convencional e extraordinário dos sistemas de semáforos e da sinalização luminosa, regulação e controlo do trânsito na cidade de Roma.

Sobre a Sony Semiconductor Solutions

A Sony Semiconductor Solutions Corporation é líder global em sensores de imagem. Esforçamo-nos por oferecer tecnologias de imagem avançadas, que proporcionem uma maior conveniência e alegria à vida das pessoas. Além disso, trabalhamos para desenvolver e introduzir no mercado novos tipos de tecnologias de deteção, com o objetivo de oferecer diferentes soluções que elevem as capacidades visuais e de reconhecimento das pessoas e máquinas a um novo nível. Para mais informações, visite: https://www.sony-semicon.co.jp/e/

A Sony Corporation é responsável pela área de negócio de Produtos e Soluções Eletrônicas (EP&S) do Grupo Sony. Com a visão de "continuar a fornecer Kando e Anshin às pessoas e à sociedade em todo o mundo, através da pesquisa por tecnologia e novos desafios", a Sony criará produtos e serviços em áreas como entretenimento doméstico e som, imagem e comunicações móveis. Para obter mais informações, visite: http://www.sony.net/