Comunicado de prensa -

Como ensaios ajudam na segurança de máquinas de lavar

Além dos cuidados pós uso, é preciso verificar a certificação na hora da compra. O laboratório UL Testtech, em Porto Alegre, realiza até cinco testes específicos em máquinas de lavar

São Paulo, maio de 2018 – Há uma série de atitudes que podem aumentar a vida útil da máquina de lavar: separar as roupas por tipo de tecido e cor; escolher o ciclo correto para lavar cada tipo de roupa; tirar objetos dos bolsos e até mesmo tomar o cuidado de deixar a máquina em local protegido de raios solares, chuva e longe de churrasqueiras, aquecedores ou qualquer outra fonte de calor.

Contudo, nada disso vai funcionar tão bem se a lavadora não passar por testes rígidos que comprovem sua eficácia. A UL, multinacional especializada em ciência e segurança, mantém seu laboratório de testes brasileiro, o UL Testtech, em Porto Alegre. Neste laboratório são realizados os ensaios de eficiência e segurança elétrica, garantindo o bom funcionamento do produto.

Atualmente, as máquinas contam com uma avançada tecnologia que permite, em um único ciclo, lavar, centrifugar e secar, fazendo com que os ensaios também evoluíssem. Além disso, foi determinado pelo INMETRO que todas as máquinas de lavar roupa devem ser comercializadas com a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, com indicação de consumo elétrico entre as faixas A e E, eficiência de lavagem, de centrifugação e consumo de energia.

Veja quais são e como são realizados:

Espectrofotômetro

É o instrumento que mede a “reflectância” das tiras de sujidade utilizadas no teste de eficiência de máquinas de lavar roupa. Ou seja, é ele que determina o valor de eficiência de lavagem da máquina.

Software

O laboratório de eficiência conta com um sistema próprio de coleta de dados. No software são coletados todos os dados referentes à parte elétrica: potência, tensão e corrente elétrica e também dados referentes ao consumo, temperatura, pressão e vazão da água.

Máquina Padrão

O teste de eficiência também exige que seja usada uma máquina como referência

Posto de coleta de dados

Com o auxílio do software, o laboratório é capaz

Setup: Centrífuga, Máquina Padrão e Secadora

A Secadora é utilizada para deixar o material têxtil no seu estado mais seco antes

“Todos os ensaios realizados na UL Testtech são definidos em Portarias do INMETRO. São ensaios mandatórios para os produtos. Isso significa que é importante os clientes checarem se os produtos têm a etiqueta com o símbolo do INMETRO sempre que comprarem uma máquina de lavar. As normas definidas pelo INMETRO e seguidas pela UL são importantes para que produtos seguros e eficientes sejam disponibilizados para os consumidores” alerta Rodrigo Andrietta, diretor técnico da UL Testtech.

• Medio ambiente, energía

• eficiencia energética
  • electrodomésticos
  • pruebas
  • brasil
  • ul
  • certificación

UL (Underwriters Laboratories) promove condições de vida e de trabalho seguras para as pessoas em todo o mundo por meio da aplicação da ciência para resolver os desafios de segurança e sustentabilidade. A Marca UL gera confiança, permitindo a adoção segura de novos produtos e tecnologias inovadoras.

Multinacional norte-americana, presente em mais 143 países, a UL está no Brasil desde 2000 quando iniciou as operações, com seis funcionários. Em 2013, adquiriu o laboratório Testtech, de Porto Alegre, que atualmente conta com 50 funcionários e novas instalações em 2017. Atuando em diversas áreas no Brasil, a empresa ensaia, inspeciona, audita, certifica de acordo com as normas do INMETRO e ANATEL valida, verifica, assessora, treina e apoia outras empresas com soluções de software para segurança e sustentabilidade.

Para saber mais sobre UL, visite ul.com.br