Saltar para o conteúdo
A JYSK tem 24 lojas em Portugal e uma loja virtual para compras online.

Comunicado de imprensa -

A JYSK fatura mais 32,3% em Portugal e bate mais um recorde de vendas

• A JYSK bate mais uma vez recordes de vendas em Portugal, ultrapassando os 35 milhões de euros, o que representa mais 32,3% do que no ano anterior.

• O seu EBIT operacional atingiu quase 1 milhão de euros, mais 277% do que no ano anterior.

Lisboa, 30 de novembro de 2023 - A JYSK, uma empresa dinamarquesa especializada em artigos de descanso, mobiliário e decoração para o lar, encerrou o seu ano fiscal de 2022/23 com excelentes resultados em Portugal, fruto do seu crescimento no país, apesar dos difíceis contextos globais.

A estratégia da empresa "Seamless and closer to the customer" impulsiona esta expansão, de forma a estar presente em todas as cidades de Portugal e a proporcionar aos clientes a melhor experiência com grandes ofertas.

No último ano financeiro, que decorreu de 1 de setembro de 2022 a 31 de agosto de 2023, a JYSK abriu 4 lojas em Portugal com seu novo conceito "Store 3.0".

Este conceito melhora a experiência do cliente ao dar mais destaque e visibilidade ao produto e ao apresentar a vasta seleção de colchões, mobiliário e artigos de decoração num estilo hygge. Mais de 80% das lojas já adotaram o novo conceito, que tem vindo a desenvolver-se no país de forma constante nos últimos 3 anos.

Além disso, a empresa empregou e promoveu 250 pessoas durante o último ano fiscal, acompanhando o desenvolvimento do negócio, de modo a fornecer o melhor serviço a quase um milhão de clientes que visitaram a JYSK.

"O nosso modelo de negócio tem uma aceitação muito elevada entre os nossos clientes graças à proximidade, à formação das equipas, ao design escandinavo e à elevada qualidade dos produtos, aliado a preços muito competitivos. Esta mistura que constitui a nossa proposta de valor e o espírito de todos os colaboradores que a realizam todos os dias, são os arquitetos destes excelentes resultados", afirma Carlos Haba, Diretor da JYSK Espanha e Portugal.

Estas ações permitiram-lhe ultrapassar os resultados do ano anterior em 32,3% no volume de negócios e em 277% no EBIT operacional, num contexto económico difícil.

Carlos Haba, Country Director JYSK Espanha e Portugal

Expectativas em Espanha e Portugal

O objetivo para o próximo ano fiscal é abrir mais de 30 lojas e renovar cerca de 20 lojas para o seu novo conceito, em Espanha e Portugal, com um investimento de aproximadamente 16 milhões de euros. Para o efeito, criará mais de 350 postos de trabalho, para além dos 1 600 colaboradores na Península Ibérica.

A empresa também anunciou que irá reforçar a sua estrutura logística, investindo num novo centro de distribuição em Almenara, a sul de Castellón, Espanha.

Para apoiar este crescimento estratégico, a JYSK adquiriu um terreno de 274 000 metros quadrados onde a empresa irá construir um novo e moderno centro de logística de última geração, tanto para abastecer as lojas como para entregar produtos diretamente aos clientes em Espanha e Portugal. Este novo centro de distribuição e a sede estarão concluídos em 2027/28.

JYSK global

A JYSK, globalmente, no AF2022/23 alcançou um resultado EBIT de 531 milhões de euros e aumentou o seu volume de negócios em 6,3% para 5 200 milhões de euros. O retalhista global de mobiliário continuou os seus planos de expansão e acolheu mais de 1,2 milhões de novos clientes nas suas lojas, apesar do abrandamento do mercado retalhista global.

Durante o AF2022/23, a JYSK abriu as suas primeiras lojas na Turquia e mais estão a ser construídas.

No total, a JYSK abriu 135 novas lojas no AF23.

"Os nossos planos de expansão continuam inabaláveis. Planeamos abrir pelo menos o mesmo número de lojas no próximo ano e queremos estar ainda mais perto dos nossos clientes para garantir que continuamos a satisfazer as suas necessidades de compras no sector do mobiliário para o lar", afirma Rami Jensen, Presidente e CEO da JYSK.

Exercício financeiro de 2022/23 em números

JYSK em Portugal

• Volume de negócios: 35,3 milhões de euros
  • Crescimento do volume de negócios: 32,3%.
  • EBIT: 932 000 euros (+277% em relação ao ano anterior)
  • Novas lojas: 4

JYSK global

- Volume de negócios: 5 200 milhões de euros
- Crescimento do volume de negócios: 6,3%.
- EBIT: 531 milhões de euros
- Número de novas lojas: 135
- Renovações de lojas: 619 (inclui relocalizações e extensões de lojas existentes e atualizações para o novo conceito de loja 3.0)
- Número de novos clientes: 1,2 milhões

Ligação para o relatório anual clicando na imagem:

A JYSK é uma cadeia internacional de comércio de móveis e decoração para o lar com raízes escandinavas que inclui tudo o que necessita para mobilar cada divisão em qualquer casa e jardim.

Com mais de 3300 lojas físicas e online em 48 países, a JYSK tem sempre uma grande oferta e um serviço competente nas proximidades, independentemente da forma como os clientes desejem comprar.

O seu fundador, Lars Larsen, abriu a primeira loja na Dinamarca, em 1979. Hoje, a JYSK conta com 30 000 colaboradores.

A JYSK faz parte do grupo de empresas familiar Lars Larsen Group, com um volume de negócios total de 44 mil milhões de coroas dinamarquesas no ano fiscal 2021/22. O volume de negócios da JYSK, no ano fiscal 2022/23 foi de 38,5 mil milhões de coroas dinamarquesas.

Contactos de imprensa

Silvana Mauro

Press contact Communication Manager JYSK Spain & Portugal +34 697 17 61 43

A JYSK é um retalhista internacional de móveis e decoração para o lar com raízes escandinavas com o qual é fácil mobilar cada divisão em qualquer casa e jardim.

Com mais de 3.300 lojas físicas e online em 48 países, a JYSK tem sempre uma grande oferta e um serviço competente nas proximidades, não importa de que forma os clientes queiram comprar.

O seu fundador, Lars Larsen, abriu a primeira loja na Dinamarca, em 1979. Hoje, a JYSK conta com 31.000 colaboradores.

A JYSK faz parte do grupo de empresas familiar Lars Larsen Group, com um volume de negócios total de 5.900 milhões de euros no ano fiscal 2021/22. O volume de negócios da JYSK, no ano fiscal 2022/23 foi de 5.200 milhões de euros.

JYSK Portugal