Skip to content
As subscrições de automóveis poderiam ser o catalisador para uma mobilidade mais verde em Portugal

Press release -

As subscrições de automóveis poderiam ser o catalisador para uma mobilidade mais verde em Portugal

Espera-se que as vendas de veículos elétricos em Portugal aumentem continuadamente. De acordo com os especialistas automóveis internacionais, os modelos de subscrição de automóvel revelaram um potencial significativo que poderia fazer avançar a mobilidade mais verde.

Espera-se que as vendas de veículos elétricos em Portugal aumentem continuadamente. De acordo com dados do Statista, mercado de VE de Portugal projeta-se que alcance aproximadamente 4,89 mil milhões de euros em receitas até 2025, com uma taxa de crescimento anual esperada de 16 por cento. Antecipa-se que as vendas unitárias atinjam aproximadamente 144 000 veículos em 2029.

David Bailey, professor da Business Economics at Birmingham Business School, indica que as subscrições automóveis poderiam ser a chave para acelerar a aceitação dos veículos elétricos.

- Os modelos de subscrição automóvel são uma excelente forma de os consumidores “mergulharem” no mercado de VE. Por vezes, os condutores ficam hesitantes em adotar esta nova tecnologia devido aos elevados custos e medos antecipados sobre a autonomia e carregamento e a incerteza relativamente ao valor de revenda, afirma David Bailey, adicionando:

Um modelo de subscrição automóvel permite aos consumidores ver se os VE se encaixam nos seus estilos de vida e se é algo eficiente em termos de custos para eles. As subscrições automóveis não conectam pessoas durante longos períodos, portanto, podem conseguir permitir que os consumidores experimentem VE enquanto minimizam o risco.

A :Dribe, detida pelo maior player automóvel da Dinamarca, o Semler Gruppen, é um exemplo, de um serviço de subscrição automóvel com uma jornada totalmente digital e uma subscrição aberta, proporcionando aos subscritores a flexibilidade para adaptar a sua subscrição e o veículo para coincidir com as suas necessidades dinâmicas - seja um VE ou uma solução convencional. CEO na :Dribe, Mathias Heegaard, afirma:

– Quando o cliente tem a flexibilidade de escolher, vemos uma grande variedade em modelos de veículos que é selecionada. Quando ocorrem estímulos ou incerteza infraestrutural, normalmente vemos pessoas a mudar para os veículos convencionais movidos a combustíveis fósseis. No entanto, a nossa experiência é de que, assim que se habituam às maravilhas dos VE, as pessoas tendem a manter-se com a tecnologia, afirma Mathias Heegaard, adicionando:

– Neste contexto, oferecendo uma seleção de VE e de automóveis movidos a combustíveis fósseis atualizada com base num modelo de subscrição é uma vantagem, permitindo que os consumidores pesem os prós e os contras das diferentes opções e escolham entre elas.

Potencial incomparável

Peter Wells, professor de Gestão e Sustentabilidade e diretor do Center for Automotive Industry Research, afirma que os serviços de subscrição automóvel podem desempenhar um papel chave na otimização do consumo de recursos no setor dos transportes.

– Quando os consumidores escolhem carros grandes que responder a necessidades raras, a transição verde da indústria automóvel é desafiada. O efeito é que os veículos se tornam sobredimensionados, o que requer uma grande quantidade de recursos para produção e manutenção. As subscrições automóveis acarretam um potencial incomparável para fazer avançar a mobilidade verde permitindo, por outro lado, que os consumidores troquem de automóvel quando necessário, significando que novos automóveis não têm de ser soluções tudo-em-um sobredimensionadas, afirma Peter Wells.

Apesar da promessa das subscrições automóveis, Peter Wells indica que será um desafio alterar a inclinação da indústria automóvel em se manter na tradição. Fora do respeito das práticas estabelecidas, :Dribe centra-se em modelos de negócio tradicionais unificadoras com oportunidades digitais que podem facilitar a transição para soluções de mobilidade futuras.

– Na :Dribe, acreditamos que a mudança sustentável começa com um entendimento profundo das exigências e das necessidades da indústria, que têm sido um ponto fulcral durante o desenvolvimento do nosso conceito e plataforma de subscrição digital. Alavancamos a extensa experiência e conhecimento que o Semler Group cultivou em mais de 100 anos de fortes tradições dentro da indústria automóvel, afirma Mathias Heegaard.

Related links

Topics


A :Dribe é um modelo de subscrição de veículo orientada digitalmente para consumidores e empresas detido pelo Semler Group. A :Dribe com sede na Dinamarca está a internacionalizar a empresa, oferecendo um acesso a veículo mais simples, mais rápido e mais flexível por todo o mundo. Leia mais na página www.dribe.io

Contacts